Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 24 de Maio de 2005 às 18:04
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) está oferecendo aos pequenos produtores rurais do Estado, subsídios para a comercialização de produtos agrícolas com a implantação de feiras municipais.

Nesta quinta-feira (26.05), no município de Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste), mais uma feira será inaugurada com o objetivo de incentivar, fortalecer a pequena produção e gerar renda ao agricultor familiar. A primeira foi inaugurada no começo do mês em São Félix do Araguaia, com as presenças do secretário Otaviano Pivetta (Seder) e do presidente do Intermat, Jair Mariano.

Ao fortalecer a agricultura familiar, assinala Pivetta, o Governo do Estado reduz as desigualdades regionais gerando mais emprego e renda. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 10,06% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, ou R$ 156 milhões é conseqüência da agricultura familiar. Conforme o estudo, o PIB da agricultura familiar cresceu 18,41% em 2003 em relação ao ano anterior. O valor é superior ao crescimento do PIB das lavouras da agricultura patronal (14,61%).

A feira do mini e pequeno produtor rural de Mirassol D’Oeste foi construída para atender a demanda de produção da região. Segundo a Associação de Hortifrutigranjeiros o município é grande produtor de hortaliças. No município há duas vilas rurais do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, as Vilas Hortas e Fototerápicos, que beneficiam 25 famílias em cada.

O Governo do Estado, via Intermat, disponibilizou cerca de R$ 60 mil para construção da feira, que irá incentivar a comercialização dos produtos diretamente do produtor com o consumidor e fomentar a vocação regional.





Fonte: Assessoria/Intermat-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337977/visualizar/