Repórter News - reporternews.com.br
Flô 2005 volta a transgredir as regras do cinema
Está aberta mais uma temporada de criatividade, inovação, diversidade, desconstrução, tentativa e erro no cinema nacional. De 24 a 28 de maio rola a segunda edição do Festival do Livre Olhar (Flô 2005), em Porto Alegre. O evento rompe com a tradição cinematográfica e exibe na tela de várias salas da cidade o frescor de novos cineastas e linguagens (veja a programação abaixo).
O FLô dá espaço a obras que possibilitam interpretações de mundo descompromissadas com as idéias mais comuns. Os curadores apóiam filmes que tenham liberdade na elaboração de imagens e conceitos. O festival é avesso aos parâmetros comerciais e defende a contribuição artística a partir de estéticas livres.
Neste ano, os homenageados são Anselmo Vasconcellos, ator revelado pelo cinema marginal carioca que trabalhou em mais de 40 filmes, como República dos Assassinos, de Miguel Faria Junior (de 1979, que será exibido às 20h do dia 27 na Sala Eduardo Hirtz) e cineasta gaúcho Omar Barros, que também terá seu filme Adyós General exibido (às 19h do dia 26 na Sala Rendenção).
A abertura do Flô será no dia 24. A partir das 19h, rolam atividades dentro e fora da Sala Redenção, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na recepção haverá uma vídeo-instalação do multiartista mineiro Ricardo Cançado com participação do DJ também mineiro Merije. No cerimonial, espetáculo de dança dirigida por André Arieta e Biah Werther, ambos do núcleo organizador do Flô. A bailarina Thais Petzhold se apresentará com o músico Alex Sanchez Celaya.
O ator Anselmo Vasconcellos receberá homenagem das mãos do cineasta gaúcho Rogério Ferrari no mesmo dia. Além disso, rola a exibição de Dejavú, de Lorraine Gallard (Espanha) e o média-metragem Ventura, um road movie com a banda Los Hermanos. Depois, todos seguem para o antes do coquetel de abertura que vai rolar no Circuito Bar.
Premiação Serão entregues 18 prêmios para categorias. Entre eles, os inovadores "Ousadia e Risco", "Erosão Corneana", "Pesquisa de Linguagem", "Experimento Sonoro", "Filme realizado com WebCam", "Melhor clipe", além de tradicionais categorias como "Montagem", "Trilha Sonora Original" e outros.
Cineclubes Paralelamente ao festival, ocorre um intercâmbio de cineclubes brasileiros, também na capital gaúcha. Os cineclubes são grupos de cinéfilos espalhados pelo Brasil que cultuam o cinema acima de tudo. Em Porto Alegre, cineclubistas de todo o Brasil poderão dar início a um debate nacional sobre a produção atual. No dia 23, às 14h, rola uma mesa redonda para apresentação e relatos de experiências sobre cineclubes com a presença de representantes do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).
Para as 19h do mesmo dia, está marcado o lançamento da Federação Gaúcha de Cineclubes (FGCine). Durante a sessão, será feita uma homenagem ao cineclubista Nicanor Santos, cineasta de super 8 da geração dos anos 80 responsável pelo projeto Mostra de Vídeo Independente, as sessões comentadas que rolam na Casa de Cultura Mário Quintana todo mês. No encontro Cineclubista também haverá o lançamento do curta Cuidado com a sombra do astronauta, realizado no Rio de Janeiro em um intercâmbio do Núcleo Cine 8 (Porto Alegre) e dA Organização (Rio). A direção é de André Arieta.
Programa Cineclubista paralelo ao Flô SEGUNDA - 23 de maio 14h - SALA PF GASTAL MESA REDONDA. Apresentação e relatos das diversas experiências. Debate sobre intercâmbio entre cineclubes e possibilidades de mais itinerâncias do Flô. Presentes: cineclubistas e cineastas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Rondônia, entre outros a confirmar. (lista dos cineastas e cineclubistas já confirmados, com contato, no final do programa).
19h - SALA PF GASTAL - Lançamento da Federação Gaúcha de Cineclubes com a presença de representantes de entidades e de cineclubistas gaúchos e de outros Estado. Na ocasião será entregue uma homenagem a Nicanor Santos, cineasta saiu da geração do super 8 nos anos 80 e mantém há cinco anos a 'Mostra de Vídeo Independente', sessão comentada que ocorre na Casa de Cultura Mário Quintana, colaborando na formação de platéia para o curta-metragem brasileiro.
- Lançamento do curta "Cuidado com a sombra do astronauta do astronauta" com a presença dos atores e diretores cariocas que protagonizam o filme, Samir Abujamra e Nilson Primitivo. Duração: 23 min. Direção: André Arieta. Elenco: Samir Abujamra, Rose Abdallah, Letícia Snard, Rafael Chasse, Nilson Primitivo. Sinopse: Dois casais questionam a própria existência. Realizado no RJ, intercâmbio do Núcleo Cine 8 (Porto Alegre) e dA Organização (Rio de Janeiro).
TERÇA - 24 DE MAIO 14h - SALA PF GASTAL Sessão Comentada de curtas cariocas e lançamento do projeto do núcleo carioca "A Organização", que está ampliando suas atividades para o RS. Presença do presidente do núcleo Samir Abujamra e cineastas convidados.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FLô 2005 POR DIA
TERÇA - DIA 24 DE MAIO 19h - SALA REDENÇÃO - Vídeo Instalação ELETRO-Í-MAN, do cineasta e artista plástico mineiro Ricardo Cançado. - Livre Cerimonial de Abertura do FLÔ 2005 com performance da atriz e bailarina Thais Petzhold e do músico Alex Sanchez Celaya. - Sessão Especial de Abertura do Festival com duas exibições:
Dejavú? 5 minutos - 2005 - Barcelona - Espanha Direção de Lorraine Gallard Sinopse: Um sonho, um dejavú, uma obsessão...
Ventura 52 MINUTOS - 2004 - Brasil Direção de Sérgio Lutz Barbosa Sinopse: Documentário experimental. Um road movie com o grupo Los Hermanos e seus fãs através do Brasil. * Presença do Diretor do média-metragem, o carioca Nilson Primitivo
22h - CIRCUITO BAR E RESTAURANTE. Coquetel para imprensa e convidados.
23h - CIRCUITO BAR E RESTAURANTE Festa de Confraternização. por todo o período do FLô 2005 a credencial do festival isenta a consumação e o ingresso no Circuito.
QUARTA - DIA 25 DE MAIO 9h - AUDITÓRIO DA FAMECOS/PUC Sessão Competitiva de Filmes realizados em escolas e oficinas de cinema. O Cineclube Bah, dos alujos de jornalismo, é que está organizando estas sessões.
9h30 - SALA A2B2 - CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA Início da Oficina de Fotografia de Cinema com Maurício Medeiros. Inscrições no sítio do Flô.
14h - AUDITÓRIO DA FAMECOS/PUC Reprise da Sessão Competitiva de filmes realizados em escolas e oficinas de cinema.
14h30 - SALA REDENÇÃO Mostra Falcatrua de Conteúdos Livres - Apanhado de produções nacionais e internacionais disponibilizadas em Creative Commons, livre para acesso, reprodução e exibição. Organização: Cine Falcatrua (Vitória - ES) e Laboratório de Mídia Aplicada. Sessão com a presença do Menotti e do Fabrício, de Vitória.
15h - HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO
Sessão Comentada de Curtas com a presença de cineastas convidados. 16h / 18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLô 2005.
19h - AUDITÓRIO DA FAMECOS - PALESTRA: O que é Cineclube? Presença de Antonio Claudino de Jesus, Presidente do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes. Convidados na mesa: Prof. João Guilherme Barone, biAh weRTHer, cineasta, presidenta da Federação Gaúcha de Cineclubes. - Exibição do curta Qualquer Lugar, de Gisela Rodriguez, Porto Alegre. Filme realizado por alunos do curso de Audiovisual da PUC, Premiado como Filme de Curso na primeira edição do FLô.
19h - SALA REDENÇÃO/UFRGS - Panorama Longas Gaúchos de Todos os Tempos. Filme A morte não marca tempo, direção de José Mendes. Bate papo com o produtor e diretor de fotografia do filme, Ivo Czamansky.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ - ESTRÉIA Curta fora de competição. Sede, 3', 16 mm. Rio de Janeiro, 2005. Direção: Thais Barreto e Dostoyewsky Roteiro e Direção de Fotografia: Nina Tedesco - Sessão Competitiva de filmes em 35 mm do FLô 2005
Quinta-feira DIA 26 DE MAIO 14h - ABRIGO DOS MORADORES DE RUA DA VILA BOM JESUS Imagens do Lixo Documentário Experimental - 15' Direção: Rodrigo Tangerino. Sinopse: posicionamento crítico-visual perante uma realidade concreta, específica - fotografia participativa. Produtora: LESO FILMES.
A Irmandade dos Ausentes 5' Direção: André Arieta. Elenco: Arlete Cunha e Renata de Lélis. Sinopse: Produção: Cine 8. * Presença do cineastas Rodrigo Tangerino de SP.
15h30 -ABRIGO DOS MORADORES DE RUA DA VILA BOM JESUS Sessão Animada: Cinegibi, o Filme - Turma da Mônica Animação, 70 min, 2004 Direção: José Márcio Nicolosi
14h30 - SALA REDENÇÃO Cineclube Curta-Circuito apresenta sessão com debate de curtas mineiros. Presença de Vinicius Cabral, da diretoria do cineclube.
16h /18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLÔ 2005
19h - SALA REDENÇÃO Panorama Longas gaúchos de todos os tempos. Filme Adyós General, direção de Omar Barros (Matico) Cineasta homenageado do Flô 2005 que estará presente na sessão para debate. * A homenagem a Omar Barros será entregue pelo ator Anselmo Vasconcellos no encerramento do FLô 2005, Sala Eduardo Hirtz.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ Panorama Língua Independente - Longas nacionais Filme Korda, de Marcos Andrade.
Sexta-feira DIA 27 DE MAIO 9h30 - INÍCIO DA OFICINA DE ROTEIRO EXPERIMENTAL COM O CINEASTA ANDRÉ ARIETA. Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana. Inscrições no sítio do Flô 2005.
10h - SALA REDENÇÃO Pequeno Cinemaníaco. Sessão Paralela Infantil organizada pelo núcleo Cinemaníaco. Cinegibi, o Filme - Turma da Mônica Animação, 70 min, 2004 Direção: José Márcio Nicolosi
14h30min - SALA REDENÇÃO Mostra Cinema de Poesia com a presença dos videomakers cariocas André Scucato e Cristina Pinheiro - Sessão de curtas do Núcleo Carioca de filmes de poesia com a presença dos integrantes para debate.
16h - 18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLÔ 2005
19h - SALA REDENÇÃO - Panorama Longas gaúchos de todos os tempos Filme Inverno, o melhor filme do Carlos Gerbase, com a presença do diretor para bate-papo.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ - SESSÃO DO HOMENAGEADO NACIONAL DO FLô 2005
O ator Anselmo Vasconcellos, ícone do cinema subversivo brasileiro, tendo trabalhado em mais de 40 filmes. Filme da sessão comentada do homenageado: República dos Assassinos Direção: Miguel Faria Jr.
Roteiro: Aguinaldo Silva e Lepoldo Serran, baseado na vida policial Mariel Mariscot. Direção de arte: Julio Paraty.
Música: Chico Buarque de Hollanda Elenco: Tarcisio Meira, Sandra Brida, Sylvia Bandeira, Anselmo Vasconcellos, Tonico Pereira, Paulo Villaça e Ítalo Rossi.
Direção de arte: Julio Paraty. Em plena década de 70, durante os anos do regime de exceção, os crimes praticados pelo esquadrão da morte causavam espanto e impacto na população pelo requinte da violência praticada pelos assassinos. Outro fato que causava indignação era a publicação das fotos das vítimas, que apareciam adornadas por uma caveira, símbolo do grupo. República dos Assassinos conta essa história a partir do personagem Mateus Romeiro, o mais famoso policial que integrou o esquadrão, e fazia pare da facção Homens de Aço, responsável por um racha na organização. O filme República dos Assassinos é de 1979 e foi baseado no romance de Aguinaldo Silva. Foi premiado no Festival de Cinema de Cartagena nas categorias de Melhor Filme, Ator e Diretor, além de ter participado da seleção do Festival de San Sebastian, na Espanha. A trilha sonora de Chico Buarque de Hollanda ficou marcada por duas composições que fizeram muito sucesso fora das telas: Não sonho mais, interpretada por Elba Ramalho; e Sob Medida, na voz de Fafá de Belém.
SÁBADO - 28 de MAIO 10h - SÃO LEOPOLDO - Cinesystem SESSÃO PARALELA PROMOVIDA PELO CLUBE DE CINEMA PARADISO. LONGA METRAGEM A SER CONFIRMADO. PRESENÇA DE CINEASTAS PARA BATE-PAPO. APOIO SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO LEOPOLDO.
19h - SALA EDUARDO HIRTZ - CCMQ ENCERRAMENTO COM AS HOMENAGENS E PREMIAÇÃO DO FLô 2005. E FESTA DEPOIS.
Endereços dos locais de exibição Sala Eduardo Hirtz Andradas, 736. Casa de Cultura Mário Quintana.
Sala C2 - Casa de Cultura Mário Quintana
Sala A2B2 - Casa de Cultuta Mário Quintana
Sala P.F Gastal João Goulart, 551. Usina do Gasômetro.
Sala Redenção Rua Paulo Gama, 110. Campos Central da UFRGS.
Auditório da FAMECOS/PUCRS Av Ipiranga,6681. Prédio 07
Hospital Psiquiátrico São Pedro Rua Bento Gonçalves 2460.
Abrigo Bom Jesus Rua São Domingos, 165.
Saiba mais sobre o Flô 2005 no site www.cinemaniaco.com.br/flo/.
O FLô dá espaço a obras que possibilitam interpretações de mundo descompromissadas com as idéias mais comuns. Os curadores apóiam filmes que tenham liberdade na elaboração de imagens e conceitos. O festival é avesso aos parâmetros comerciais e defende a contribuição artística a partir de estéticas livres.
Neste ano, os homenageados são Anselmo Vasconcellos, ator revelado pelo cinema marginal carioca que trabalhou em mais de 40 filmes, como República dos Assassinos, de Miguel Faria Junior (de 1979, que será exibido às 20h do dia 27 na Sala Eduardo Hirtz) e cineasta gaúcho Omar Barros, que também terá seu filme Adyós General exibido (às 19h do dia 26 na Sala Rendenção).
A abertura do Flô será no dia 24. A partir das 19h, rolam atividades dentro e fora da Sala Redenção, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na recepção haverá uma vídeo-instalação do multiartista mineiro Ricardo Cançado com participação do DJ também mineiro Merije. No cerimonial, espetáculo de dança dirigida por André Arieta e Biah Werther, ambos do núcleo organizador do Flô. A bailarina Thais Petzhold se apresentará com o músico Alex Sanchez Celaya.
O ator Anselmo Vasconcellos receberá homenagem das mãos do cineasta gaúcho Rogério Ferrari no mesmo dia. Além disso, rola a exibição de Dejavú, de Lorraine Gallard (Espanha) e o média-metragem Ventura, um road movie com a banda Los Hermanos. Depois, todos seguem para o antes do coquetel de abertura que vai rolar no Circuito Bar.
Premiação Serão entregues 18 prêmios para categorias. Entre eles, os inovadores "Ousadia e Risco", "Erosão Corneana", "Pesquisa de Linguagem", "Experimento Sonoro", "Filme realizado com WebCam", "Melhor clipe", além de tradicionais categorias como "Montagem", "Trilha Sonora Original" e outros.
Cineclubes Paralelamente ao festival, ocorre um intercâmbio de cineclubes brasileiros, também na capital gaúcha. Os cineclubes são grupos de cinéfilos espalhados pelo Brasil que cultuam o cinema acima de tudo. Em Porto Alegre, cineclubistas de todo o Brasil poderão dar início a um debate nacional sobre a produção atual. No dia 23, às 14h, rola uma mesa redonda para apresentação e relatos de experiências sobre cineclubes com a presença de representantes do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).
Para as 19h do mesmo dia, está marcado o lançamento da Federação Gaúcha de Cineclubes (FGCine). Durante a sessão, será feita uma homenagem ao cineclubista Nicanor Santos, cineasta de super 8 da geração dos anos 80 responsável pelo projeto Mostra de Vídeo Independente, as sessões comentadas que rolam na Casa de Cultura Mário Quintana todo mês. No encontro Cineclubista também haverá o lançamento do curta Cuidado com a sombra do astronauta, realizado no Rio de Janeiro em um intercâmbio do Núcleo Cine 8 (Porto Alegre) e dA Organização (Rio). A direção é de André Arieta.
Programa Cineclubista paralelo ao Flô SEGUNDA - 23 de maio 14h - SALA PF GASTAL MESA REDONDA. Apresentação e relatos das diversas experiências. Debate sobre intercâmbio entre cineclubes e possibilidades de mais itinerâncias do Flô. Presentes: cineclubistas e cineastas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Rondônia, entre outros a confirmar. (lista dos cineastas e cineclubistas já confirmados, com contato, no final do programa).
19h - SALA PF GASTAL - Lançamento da Federação Gaúcha de Cineclubes com a presença de representantes de entidades e de cineclubistas gaúchos e de outros Estado. Na ocasião será entregue uma homenagem a Nicanor Santos, cineasta saiu da geração do super 8 nos anos 80 e mantém há cinco anos a 'Mostra de Vídeo Independente', sessão comentada que ocorre na Casa de Cultura Mário Quintana, colaborando na formação de platéia para o curta-metragem brasileiro.
- Lançamento do curta "Cuidado com a sombra do astronauta do astronauta" com a presença dos atores e diretores cariocas que protagonizam o filme, Samir Abujamra e Nilson Primitivo. Duração: 23 min. Direção: André Arieta. Elenco: Samir Abujamra, Rose Abdallah, Letícia Snard, Rafael Chasse, Nilson Primitivo. Sinopse: Dois casais questionam a própria existência. Realizado no RJ, intercâmbio do Núcleo Cine 8 (Porto Alegre) e dA Organização (Rio de Janeiro).
TERÇA - 24 DE MAIO 14h - SALA PF GASTAL Sessão Comentada de curtas cariocas e lançamento do projeto do núcleo carioca "A Organização", que está ampliando suas atividades para o RS. Presença do presidente do núcleo Samir Abujamra e cineastas convidados.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FLô 2005 POR DIA
TERÇA - DIA 24 DE MAIO 19h - SALA REDENÇÃO - Vídeo Instalação ELETRO-Í-MAN, do cineasta e artista plástico mineiro Ricardo Cançado. - Livre Cerimonial de Abertura do FLÔ 2005 com performance da atriz e bailarina Thais Petzhold e do músico Alex Sanchez Celaya. - Sessão Especial de Abertura do Festival com duas exibições:
Dejavú? 5 minutos - 2005 - Barcelona - Espanha Direção de Lorraine Gallard Sinopse: Um sonho, um dejavú, uma obsessão...
Ventura 52 MINUTOS - 2004 - Brasil Direção de Sérgio Lutz Barbosa Sinopse: Documentário experimental. Um road movie com o grupo Los Hermanos e seus fãs através do Brasil. * Presença do Diretor do média-metragem, o carioca Nilson Primitivo
22h - CIRCUITO BAR E RESTAURANTE. Coquetel para imprensa e convidados.
23h - CIRCUITO BAR E RESTAURANTE Festa de Confraternização. por todo o período do FLô 2005 a credencial do festival isenta a consumação e o ingresso no Circuito.
QUARTA - DIA 25 DE MAIO 9h - AUDITÓRIO DA FAMECOS/PUC Sessão Competitiva de Filmes realizados em escolas e oficinas de cinema. O Cineclube Bah, dos alujos de jornalismo, é que está organizando estas sessões.
9h30 - SALA A2B2 - CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA Início da Oficina de Fotografia de Cinema com Maurício Medeiros. Inscrições no sítio do Flô.
14h - AUDITÓRIO DA FAMECOS/PUC Reprise da Sessão Competitiva de filmes realizados em escolas e oficinas de cinema.
14h30 - SALA REDENÇÃO Mostra Falcatrua de Conteúdos Livres - Apanhado de produções nacionais e internacionais disponibilizadas em Creative Commons, livre para acesso, reprodução e exibição. Organização: Cine Falcatrua (Vitória - ES) e Laboratório de Mídia Aplicada. Sessão com a presença do Menotti e do Fabrício, de Vitória.
15h - HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO
Sessão Comentada de Curtas com a presença de cineastas convidados. 16h / 18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLô 2005.
19h - AUDITÓRIO DA FAMECOS - PALESTRA: O que é Cineclube? Presença de Antonio Claudino de Jesus, Presidente do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes. Convidados na mesa: Prof. João Guilherme Barone, biAh weRTHer, cineasta, presidenta da Federação Gaúcha de Cineclubes. - Exibição do curta Qualquer Lugar, de Gisela Rodriguez, Porto Alegre. Filme realizado por alunos do curso de Audiovisual da PUC, Premiado como Filme de Curso na primeira edição do FLô.
19h - SALA REDENÇÃO/UFRGS - Panorama Longas Gaúchos de Todos os Tempos. Filme A morte não marca tempo, direção de José Mendes. Bate papo com o produtor e diretor de fotografia do filme, Ivo Czamansky.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ - ESTRÉIA Curta fora de competição. Sede, 3', 16 mm. Rio de Janeiro, 2005. Direção: Thais Barreto e Dostoyewsky Roteiro e Direção de Fotografia: Nina Tedesco - Sessão Competitiva de filmes em 35 mm do FLô 2005
Quinta-feira DIA 26 DE MAIO 14h - ABRIGO DOS MORADORES DE RUA DA VILA BOM JESUS Imagens do Lixo Documentário Experimental - 15' Direção: Rodrigo Tangerino. Sinopse: posicionamento crítico-visual perante uma realidade concreta, específica - fotografia participativa. Produtora: LESO FILMES.
A Irmandade dos Ausentes 5' Direção: André Arieta. Elenco: Arlete Cunha e Renata de Lélis. Sinopse: Produção: Cine 8. * Presença do cineastas Rodrigo Tangerino de SP.
15h30 -ABRIGO DOS MORADORES DE RUA DA VILA BOM JESUS Sessão Animada: Cinegibi, o Filme - Turma da Mônica Animação, 70 min, 2004 Direção: José Márcio Nicolosi
14h30 - SALA REDENÇÃO Cineclube Curta-Circuito apresenta sessão com debate de curtas mineiros. Presença de Vinicius Cabral, da diretoria do cineclube.
16h /18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLÔ 2005
19h - SALA REDENÇÃO Panorama Longas gaúchos de todos os tempos. Filme Adyós General, direção de Omar Barros (Matico) Cineasta homenageado do Flô 2005 que estará presente na sessão para debate. * A homenagem a Omar Barros será entregue pelo ator Anselmo Vasconcellos no encerramento do FLô 2005, Sala Eduardo Hirtz.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ Panorama Língua Independente - Longas nacionais Filme Korda, de Marcos Andrade.
Sexta-feira DIA 27 DE MAIO 9h30 - INÍCIO DA OFICINA DE ROTEIRO EXPERIMENTAL COM O CINEASTA ANDRÉ ARIETA. Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana. Inscrições no sítio do Flô 2005.
10h - SALA REDENÇÃO Pequeno Cinemaníaco. Sessão Paralela Infantil organizada pelo núcleo Cinemaníaco. Cinegibi, o Filme - Turma da Mônica Animação, 70 min, 2004 Direção: José Márcio Nicolosi
14h30min - SALA REDENÇÃO Mostra Cinema de Poesia com a presença dos videomakers cariocas André Scucato e Cristina Pinheiro - Sessão de curtas do Núcleo Carioca de filmes de poesia com a presença dos integrantes para debate.
16h - 18h30 - SALA REDENÇÃO Sessão Competitiva do FLÔ 2005
19h - SALA REDENÇÃO - Panorama Longas gaúchos de todos os tempos Filme Inverno, o melhor filme do Carlos Gerbase, com a presença do diretor para bate-papo.
20h / 22h30 - SALA EDUARDO HIRTZ - SESSÃO DO HOMENAGEADO NACIONAL DO FLô 2005
O ator Anselmo Vasconcellos, ícone do cinema subversivo brasileiro, tendo trabalhado em mais de 40 filmes. Filme da sessão comentada do homenageado: República dos Assassinos Direção: Miguel Faria Jr.
Roteiro: Aguinaldo Silva e Lepoldo Serran, baseado na vida policial Mariel Mariscot. Direção de arte: Julio Paraty.
Música: Chico Buarque de Hollanda Elenco: Tarcisio Meira, Sandra Brida, Sylvia Bandeira, Anselmo Vasconcellos, Tonico Pereira, Paulo Villaça e Ítalo Rossi.
Direção de arte: Julio Paraty. Em plena década de 70, durante os anos do regime de exceção, os crimes praticados pelo esquadrão da morte causavam espanto e impacto na população pelo requinte da violência praticada pelos assassinos. Outro fato que causava indignação era a publicação das fotos das vítimas, que apareciam adornadas por uma caveira, símbolo do grupo. República dos Assassinos conta essa história a partir do personagem Mateus Romeiro, o mais famoso policial que integrou o esquadrão, e fazia pare da facção Homens de Aço, responsável por um racha na organização. O filme República dos Assassinos é de 1979 e foi baseado no romance de Aguinaldo Silva. Foi premiado no Festival de Cinema de Cartagena nas categorias de Melhor Filme, Ator e Diretor, além de ter participado da seleção do Festival de San Sebastian, na Espanha. A trilha sonora de Chico Buarque de Hollanda ficou marcada por duas composições que fizeram muito sucesso fora das telas: Não sonho mais, interpretada por Elba Ramalho; e Sob Medida, na voz de Fafá de Belém.
SÁBADO - 28 de MAIO 10h - SÃO LEOPOLDO - Cinesystem SESSÃO PARALELA PROMOVIDA PELO CLUBE DE CINEMA PARADISO. LONGA METRAGEM A SER CONFIRMADO. PRESENÇA DE CINEASTAS PARA BATE-PAPO. APOIO SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO LEOPOLDO.
19h - SALA EDUARDO HIRTZ - CCMQ ENCERRAMENTO COM AS HOMENAGENS E PREMIAÇÃO DO FLô 2005. E FESTA DEPOIS.
Endereços dos locais de exibição Sala Eduardo Hirtz Andradas, 736. Casa de Cultura Mário Quintana.
Sala C2 - Casa de Cultura Mário Quintana
Sala A2B2 - Casa de Cultuta Mário Quintana
Sala P.F Gastal João Goulart, 551. Usina do Gasômetro.
Sala Redenção Rua Paulo Gama, 110. Campos Central da UFRGS.
Auditório da FAMECOS/PUCRS Av Ipiranga,6681. Prédio 07
Hospital Psiquiátrico São Pedro Rua Bento Gonçalves 2460.
Abrigo Bom Jesus Rua São Domingos, 165.
Saiba mais sobre o Flô 2005 no site www.cinemaniaco.com.br/flo/.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337999/visualizar/
Comentários