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Cidades/Geral
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 10:59
Por: FRANCHESCA BOGO

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Eficiência, agilidade e economia. Esses são alguns dos fatores que fizeram com que o Ganha Tempo, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, ultrapassasse a casa de 1,5 milhão de cidadãos atendidos, somando aproximadamente o dobro da população total de Cuiabá e Várzea Grande.

São pessoas como a Dona Rosalina Pereira Lima, de 55 anos, trabalhadora da zona rural de Cuiabá, que diz sentir-se em casa no Ganha Tempo. “Eu venho aqui desde que abriu. Qualquer problema que eu tenho venho direto aqui porque sei que tem tudo junto no mesmo lugar e que não vou sair sem solução”, afirma a trabalhadora.

Segundo ela, o órgão facilita a vida do trabalhador. “Ele abre bem cedinho e não fecha na hora do almoço como a maioria dos lugares”, completou a trabalhadora, que estava fazendo a 2ª via da identidade.

Assim como Dona Rosalina, outros 100 mil cidadãos também garantiram identidades nesses dois anos. Desde sua inauguração, mais de 140 mil documentos já foram emitidos.

“A nossa parceria com os órgãos parceiros, sejam municipais, estaduais ou federais é que torna possível a disponibilização de tantos serviços para a população”, afirmou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.

O operador de máquinas pesadas, Antonio Aparecido dos Santos, de 48 anos, freqüenta o Ganha Tempo para saber sobre as vagas de trabalho disponibilizadas através do Sine.

“Meu trabalho é temporário, então sempre volto aqui para buscar uma vaga e graças à Deus consigo”, afirmou Antonio, que fez questão de dizer que é sempre muito bem atendido. “Os atendentes aqui são comunicativos e sabem dar a informação certinha pra gente, eles explicam direitinho tudo que a gente tem que fazer”.

O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Ganha Tempo já encaminhou 47,1 mil trabalhadores para o mercado de trabalho e realizou a inclusão de 25 mil cidadãos no Seguro-Desemprego

O órgão também é muito procurado para atendimentos bancários, como é caso da dona de casa Mariângela Souza da Cruz, 18 anos, que vem uma vez por semana ao Ganha Tempo para fazer pagamentos, seja de água, luz, telefone ou outros carnês.

“Eu venho com meu marido e meu neném porque a gente enfrenta menos fila que em outros lugares e podemos esperar sentados”, disse a dona de casa, lembrando que não passa calor como na rua e nem precisa ficar andando de ônibus de um lado para outro com seu bebê.

Foram mais de 317 mil atendimentos bancários realizados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotérica e Banco Coopercem, da Rede Cemat.

A Sanecap realizou 40 mil atendimentos, a Secretaria de Fazenda atendeu 35 mil usuários, o Detran prestou atendimento há 32,4 mil cidadãos e Procon registrou 17,1 mil atendimentos.

Atualmente, a média de atendimentos diários é de 3,6 mil e, em dias de grande movimento, chega a realizar cinco mil atendimentos em um único dia.

O usuário encontra mais de 151 serviços prestados por 21 parceiros no órgão. Entre eles estão também INSS, Secretaria de Estado de Saúde, Tribunal Regional do Trabalho, MT Saúde, serviços de xerox e foto e lanchonete.

Espaço Cultural Ganha Tempo – Além dos serviços, há também o espaço cultural Ganha Tempo, utilizado para apresentações artísticas, exposições, shows e eventos educativos. O objetivo é tornar o tempo de espera na fila dos usuários o mais agradável possível.

Tanto o espaço cultural quanto os serviços estão disponíveis para a população entre 7h30 e 18h30, de segunda à sexta-feira e das 7h30 às 12h30, aos sábados.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

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