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Mais uma pessoa morre no conflito de grileiros na BR-163
O ex-presidente da Associação de Moradores do Moju Raimundo Moraes Pinheiro liderava uma comunidade de famílias sem-terra que lutam pela regularização dos lotes há mais de cinco anos. Tinha problemas com grileiros em uma área da rodovia Santarém-Cuiabá, no sudoeste do Pará. Saiu para caçar, e apareceu morto na sexta-feira (20), com um tiro no peito, na altura do km 108 da BR-163. O corpo foi retirado da mata ontem (21) e enterrado hoje, em meio a protestos de familiares e amigos. A polícia suspeita de crime de encomenda.
Segundo seus familiares, mesmo depois que deixou o comando da entidade, Pinheiro continuou a combater a invasão de terras na região por grileiros e madeireiros. A área onde o lavrador foi assassinado é palco de uma disputa acirrada por grandes extensões de terra. Famílias que há décadas moram na floresta são expulsas por grupos armados a serviço de madeireiras. Grileiros de Mato Grosso atuam na compra e venda de terras com documentos falsificados em cartórios dentro e fora do Pará.
O asfaltamento e a privatização da BR-163 entre Cuiabá e Santarém, aprovados na semana passada por um decreto presidencial, serão acompanhados de um plano de desenvolvimento regional que se propõe a corrigir três décadas de ocupação desordenada na Região Amazônica. O plano abrange 71 municípios de Mato Grosso, Pará e Amazonas. Uma das cidades beneficiadas pelo Projeto BR-163 Sustentável é Anapu (PA), onde a freira Dorothy Stang foi assassinada em fevereiro. O crime foi apenas um entre milhares que se sucedem desde 1973, quando a estrada foi aberta na mata.
O governo realiza audiências públicas com a população, empresários, sindicatos e ambientalistas. Há pressa, pois a perspectiva de conclusão da obra agravou conflitos pela terra.
Segundo seus familiares, mesmo depois que deixou o comando da entidade, Pinheiro continuou a combater a invasão de terras na região por grileiros e madeireiros. A área onde o lavrador foi assassinado é palco de uma disputa acirrada por grandes extensões de terra. Famílias que há décadas moram na floresta são expulsas por grupos armados a serviço de madeireiras. Grileiros de Mato Grosso atuam na compra e venda de terras com documentos falsificados em cartórios dentro e fora do Pará.
O asfaltamento e a privatização da BR-163 entre Cuiabá e Santarém, aprovados na semana passada por um decreto presidencial, serão acompanhados de um plano de desenvolvimento regional que se propõe a corrigir três décadas de ocupação desordenada na Região Amazônica. O plano abrange 71 municípios de Mato Grosso, Pará e Amazonas. Uma das cidades beneficiadas pelo Projeto BR-163 Sustentável é Anapu (PA), onde a freira Dorothy Stang foi assassinada em fevereiro. O crime foi apenas um entre milhares que se sucedem desde 1973, quando a estrada foi aberta na mata.
O governo realiza audiências públicas com a população, empresários, sindicatos e ambientalistas. Há pressa, pois a perspectiva de conclusão da obra agravou conflitos pela terra.
Fonte:
24 Horas News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338357/visualizar/
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