Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 23:30

    Imprimir


O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que trata da questão agrária no país, a CPMI da Terra, senador Álvaro Dias(PP-PR), demonstrou preocupação com a situação da região Norte Araguaia de Mato Grosso. O senador explicou em audiência no município de Confresa (1.200 quilômetros de Cuiabá) que mais da metade das terra públicas de Mato Grosso estão ocupadas de maneira irregular e esse seria umas das causas da série de conflitos que estão ocorrendo na região. "O objetivo desta CPI é buscar um diagnóstico para tentar mudar essa realidade", explicou o senador.

Os deputados estaduais Zé Carlos do Pátio (PMDB) e Verinha Araújo (PT) foram convidados mas não participaram da audiência em razão da votação do subsidio dos servidores dos servidores do Estado. Zé do Pátio defende uma apuração da questão agrária no Estado e ele ainda deve apresentar à CPMI , uma série de documentos sobre a situação no Estado.

Em Confresa, além do senador Álvaro Dias, participaram da audiência o relator da CPMI, deputado João Alfredo (PT-CE), e os parlamentares de Mato Grosso, Teté Bezerra (PMDB) e Lino Rossi (PP). Os parlamentares receberam uma série de denúncias sobre a situação das terras na região. O prefeito de Confresa, Mário Sérgio Assis, durante o depoimento denunciou o que está sendo classificado de desclocamento de escrituras. "Existe um grupo que aparece com a escritura de outra área afirmando ser daquela área onde ele interessa".

Mário Sérgio ainda foi mais longe e ainda afirmou estar existindo um grupo que compra terra de posseiros e depois revende as áreas, o grupo citado ainda é acusado pelo

prefeito de falsificar escrituras. Essas denúncias tiveram como resultado imediato a decisão de convocar um negociador de terras da região para prestar esclarecimentos em Brasília, em data que ainda será divulgada pela comissão. A situação, segundo o prefeito, chega ao limite tamanho que a própria área urbana de Confresa, já que o município nasceu de um projeto agrário, não ser totalmente regularizada.

A deputada Teté Bezerra apresentou a CPMI da Terra, um vídeo que também mostra como está a situação na região, a parlamentar ainda apresentou a proposta para a instalação de um unidade executora do Incra. Lino Barros ainda pediu uma investigação em outras regiões do Estado.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338779/visualizar/