Galindo quer empenho de bancada para obter recursos
Prefeito Chico Galindo (PTB) pediu empenho da bancada federal de Mato Grosso para que os projetos de Cuiabá não fiquem fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Médias Cidades. O município obteve êxito na terceira etapa de aprovação das propostas junto ao Ministério das Cidades (MCid), mas quase metade dos projetos não serão contemplados.
Ao todo, o PAC Médias Cidades disponibilizará R$ 7 bilhões de recursos do governo federal para obras de infraestrutura de trânsito e transportes em municípios com mais de 250 mil e menos de 700 mil habitantes. “Agora cabe ao MCid e à presidente Dilma Rousseff (PT) selecionar os projetos. Eles me disseram que tem um total de R$ 12 bilhões de projetos das 70 cidades inscritas, então não vão ser contemplados todos. Por isso nós pedimos a toda bancada federal que ajude para que Cuiabá seja contemplada na totalidade de nossas propostas”, explicou Galindo.
Ele encaminhou duas cartas-consulta ao programa que incluem linhas exclusivas e semi-exclusivas de ônibus, num sistema análogo ao Bus Rapid Transit (BRT). As propostas aproveitaram o Plano de Mobilidade e Transportes desenvolvido pela extinta Agecopa para a implementação do BRT.
Comentários