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Cidades/Geral
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 09:21

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A vida é feita de negociações. Você negocia com seu filho para estudar inglês, negocia a ida ao cinema com um amigo, o melhor preço de compra do seu carro etc. Para Marco Aurélio Simioni, consultor empresarial, negociação é a habilidade de se controlar emocionalmente e vai muito além do que simplesmente obter venda de produtos e serviços. “Quem tem habilidade de negociar é capaz de vender idéias e construir relações duradouras”, afirma. “E isso se aplica na relação com pais, amigos, cônjuges, irmãos e filhos”, ressalta.

Segundo o consultor, hoje em dia é normal que haja nas empresas atritos entre departamentos. Geralmente o departamento financeiro se relaciona mal com o comercial ou vice-versa, ao impor algumas ações. “A imposição cria um choque e a maioria das pessoas, quando contrariadas, se exaltam e perdem o controle emocional”, afirma. “Se houvesse negociação um departamento iria alimentar o outro com informações relevantes e entrariam num acordo através de argumentações”, explica. Segundo Marco, saber negociar requer sabedoria para ouvir, perguntar, argumentar e flexibilizar. “Nunca vai haver negociação sem que haja concessões”, diz.

O consultor cita uma frase de William Ury, consultor do processo de negociação de paz entre Israel e Palestina no governo de Bill Clinton. “Em negociação não se dá nada, troca-se tudo”, ensina o consultor americano, hoje professor da disciplina Negociação, na Universidade de Harvard.

Segundo o consultor todas as empresas vendem confiança, que é um sentimento construído com duas qualidades, competência e caráter. “O cliente ou consumidor é capaz de perdoar um profissional que pode até não estar bem preparado tecnicamente, mas tem boa fé”, aponta. Imperdoável é ser passado para traz num processo de negociação. Marco enfatiza que o volume de informação e a velocidade que ela chega até nós, facilmente podemos descobrir quando somos ludibriados.

Marco Aurélio Simioni é responsável pelo módulo Negociação do curso Atitude – Um clico para o sucesso, da Business Center. O curso é bem prático, com muitos exercícios. Ensina também a maneira de vender a própria imagem e credibilidade.

Serviço:

Curso Atitude - Um ciclo para o Sucesso

Início: 20/5/2005

Mais Informações: Business Center, treinamento empresarial

Tel. 642-2929





Fonte: Pau e Prosa comunicacao

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