Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 07:48

    Imprimir


Será nesta sexta-feira (20) a realização da terceira edição do Sarau Cultural do município de Nossa Senhora de Livramento. O evento faz parte do calendário das atividades artístico-culturais do município e está inserido na programação do aniversário da cidade que neste sábado (21) comemora 275 anos de fundação e 124 de emancipação política. O Sarau, que acontece a partir das 19h em frente à Casa da Cultura, na Praça da Bandeira, traz apresentações musicais do grupo de siriri adulto da comunidade de Mutuca (formada por remanescentes do quilombo Mata Cavalo), da Banda Municipal de Música e do compositor e músico Gonçalo Prado, que estará lançando um grupo musical de lambadão. Haverá ainda a exibição do vídeo-documentário Lembranças.

A proposta da atividade, promovida pela Prefeitura por meio da Coordenaria Municipal de Cultura, é oferecer gratuitamente à comunidade, três vezes por ano, apresentações musicais, declamações de poesias e performances artísticas, teatro e difusão de músicas tradicionais cantadas pelos grupos de danças como o rasqueado, hinos religiosos e canções que animam o siriri e o cururu.

Lembranças - O documentário Lembranças tem duração de dez minutos e foi produzido por nove jovens participantes da Oficina de Iniciação à Produção Audiovisual do Projeto Cinema Circulante Arne Sucksdorff. Ele fala das perspectivas e expectativas de morar em Livramento, fazendo uma análise entre o presente e o passado. As recordações das antigas danças de siriri e cururu, rezas cantadas e a simplicidade do povo são as lembranças mais presentes no imaginário da população. Uma das entrevistadas, Dona Maria Nunes dos Santos, 63 anos, moradora do bairro Morro Boa Vista, fala que gosta de morar em Livramento, mas sente falta da Livramento de antes.

A realização de uma produção audiovisual agradou aos jovens livramentenses que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de produzir um trabalho voltado para cidade. Para o facilitador da oficina, o cineasta Sérgio Brito, o resultado é positivo. "Conseguimos reunir um grupo de pessoas jovens com disposição de aprender e que estão preocupadas com as questões culturais, o que vai além de produzir um documentário", disse.

O documentário foi promovido pela Associação dos Profissionais de Cinema e Outras Tecnologias Audiovisuais de Mato Grosso (Amav/Abad/MT) e será exibido no Festival de Cinema de Cuiabá.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339088/visualizar/