Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 07:33

    Imprimir


A imprensa britânica destaca hoje os novos dados sobre o acelerado desmatamento da Amazônia. O diário The Independent dedica a sua manchete ao assunto: "O estupro da floresta tropical...e este é o homem por trás disso". A foto que acompanha a reportagem de capa é do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi.

"Ele é conhecido no Brasil como o Rei da Soja. Mas ambientalistas brasileiros o chamam de o Rei do Desflorestamento. Isso porque o aumento da produção de soja é agora o principal fator de destruição da floresta".

O jornal conta que, no ano passado, o desmatamento registrado foi o segundo maior da história, com uma área derrubada do tamanho da Bélgica - "metade da destruição foi no Estado de Mato Grosso, onde de Maggi, cujo Grupo Maggi é o maior produtor de soja do mundo, é também o governador".

Lula dividido

O Independent observa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "dividido entre o desejo de preservar a floresta e a pressão para assegurar crescimento econômico após anos de depressão".

O jornal britânico cita a opinião de analistas, que dizem que "em vez de agir de forma convincente para proteger a floresta, Lula, pelo menos tacitamente, encorajou madeireiros e fazendeiros a continuar seu desenvolvimento".

"É impossível fazer um argumento coerente a favor da continuação da destruição da Amazônia brasileira, ainda que esta prática indefensável continue", diz o editorial do Independent. "Cerca de 20% da floresta brasileira já foi destruída. Se esse ritmo de desflorestamento continuar, a floresta desaparecerá completamente até a metade do século. (...) As florestas tropicais são uma de nossas mais preciosas fontes de recursos globais. A sua destruição deve acabar imediatamente".

O assunto também é destacado, embora mais comedidamente, por outros diários da Grã-Bretanha, como The Guardian e Financial Times. O influente semanário The Economist, em sua página na Internet, também condena o que apelidou de "massacre da serra elétrica" na Amazônia. A notícia do alto índice de desmatamento no ano passado também foi publicada nos principais diários e sites dos Estados Unidos e da Austrália.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339092/visualizar/