Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 11:34

    Imprimir


Após uma programação que se estendeu durante quatorze dias, terminou no domingo (15/05) a Festa do Senhor Divino de Cuiabá. As atividades mobilizaram a sociedade e tiveram apoio do Governo do Estado. Mais uma vez os sentimentos e a força da cuiabania se mostraram presentes e atuantes num evento que é um dos mais antigos de Mato Grosso, combinando a religiosidade do povo com as tradições regionais.

Uma quermesse com algumas dezenas de barracas, aberta a partir do início da noite de domingo, logo após o término da procissão, finalizou as comemorações do Divino Espírito Santo. As barracas foram armadas na Praça Alencastro que recebeu um público estimado em 4 mil pessoas.

Na noite da sexta-feira (13/05), um grande baile onde sobrou animação lotou as dependências do Hotel Fazenda Mato Grosso. Já na Praça Alencastro, no domingo, haviam barracas com comidas típicas onde a “marizabel”, o feijão “empamonado”, farofa de banana, paçoca de pilão e o vatapá. Na expressão de todos envolvidos com a organização e a coordenação, uma pontinha de cansaço era quase imperceptível, afinal de contas, foram 14 dias de atividades; diante da alegria pela certeza de uma nobre missão cumprida: a manutenção da tradição religiosa do povo mato-grossense.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira destacou que o Governo de Mato Grosso, na pessoa do próprio governador Blairo Maggi e sua esposa Terezinha Maggi, tem dado uma atenção especial a eventos dessa natureza: “O governador tem valorizado e participado das festas religiosas”, ressaltou João.

Para a imperatriz da Festa do Divino deste ano, Maritza Prado Barros, o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio das ações da Secretaria de Estado de Cultura, foi muito importante para o êxito completo do evento. Ela elogiou também o interesse que a maior parte dos veículos de comunicação dedicaram à festa, focando-a como um dos acontecimentos mais importantes de Mato Grosso nos últimos dias. “Graças a Deus tudo transcorreu normalmente, dentro do previsto. No ano que vem tem mais”, concluiu Maritza.





Fonte: Assessoria/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339719/visualizar/