Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 11:33

    Imprimir


O resultado da Cúpula América do Sul-Países Árabes virá "em um curto espaço de tempo, não vai demorar muito", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa Café com o Presidente. A cúpula foi realiza nos dias 10 e 11 deste mês e reuniu presidentes e empresários de 34 países convidados. Durante o evento, discutiram o aumento do intercâmbio nas áreas comercial, cultural, política e de ciência e tecnologia e fecharam diversos acordos nesses setores.

Para Lula agora é necessário viajar para dar continuidade às conversas iniciadas na cúpula. Empresários, ministros e comerciantes "precisam viajar porque quem não fizer isso não vende". "Vamos chegar com os nossos produtos embaixo do braço, com o nosso sapato, nossa roupa, carros, soja, milho, suco de laranja, com as nossas empresas de construção civil e vamos vender, vamos mostrar que nós somos competitivos", disse o presidente.

Lula contou que o ministro da Argélia não acreditou que o Brasil tivesse carros com a versatilidade de motores que podem usar álcool, gasolina ou diesel. "No outro dia, às 9 horas da manhã, estavam na porta do hotel três carros: a álcool, gasolina e um triflex a gás. Eles ficaram encantados, é assim que a gente vai conseguir mostrar as coisas boas do Brasil e essa competição é pesada porque ninguém dá colher de chá a ninguém", ressaltou Lula.

Sobre as críticas de empresários argentinos ao comércio com o Brasil, o presidente foi enfático: "Nós acertamos que vamos continuar trabalhando juntos, não podemos permitir que o interesse de um grupo econômico ou de outro crie qualquer atrito na política de Estado que nós temos que criar entre o Brasil e o países da América do Sul".

Ele ressaltou também que o Brasil tem responsabilidade de ajudar Argentina, Paraguai e Uruguai a se desevolverem, "porque esse é o papel do país maior, que tem maior riqueza, maior tecnologia". Segundo Lula, uma das iniciativas nesse sentido tem que se destinar à Venezuela. "Temos um superávit comercial com a Venezuela muito grande, nós precisamos comprar algumas coisas da Venezuela para poder ter um certo equilíbrio".

Lula contou que, na semana que antecedeu à cúpula, havia a preocupação de que o encontro seria contra Israel e contra os Estados Unidos. "Não íamos fazer um encontro dessa magnitude para ser contra alguém. Fizemos justamente para ser favoráveis às coisas positivas e eu fiz questão de dizer, no meu discurso, que, da mesma forma que sou defensor de um Estado palestino, eu sou defensor do Estado de Israel", enfatizou.

No próximo dia 22, o presidente Lula viaja ao Japão e à Coréia do Sul. "Ao invés de ficar aqui reclamando das coisas, vamos botar o pé na estrada e vamos mostrar o que a gente produz para o mundo inteiro", disse.

O Programa Café com o Presidente de hoje tem duas edições. Vai ao ar às 6 e às 7 horas por satélite, no mesmo sinal da Voz do Brasil. A segunda edição traz a entrevista completa, com 12 minutos, às 8h30 e às 13 horas. O Café com o Presidente é uma conversa quinzenal com Luiz Inácio Lula da Silva produzida pela Radiobrás.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339722/visualizar/