Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 18:25
Por: Lílian de Macedo

    Imprimir


Salvador - O prefeito de Salvador João Henrique sugeriu a criação de um "observatório do Mercosul" para que os brasileiros pudessem acompanhar e influenciar os processos de negociação entre os países que fazem parte do bloco econômico. Ele participou da abertura do seminário Encontro com o Mercosul, que acontece nesta quarta-feira (11) em Salvador. O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci e o governador da Bahia, Paulo Souto, também participaram da cerimônia.

A capital baiana é, para João Henrique, a localização ideal da sede desse observatório. Isso porque, segundo ele, a Bahia já está integrada ao bloco. Ele afirma que o estado é o quinto maior exportador do país para Paraguai, Uruguai e Argentina. "Exportamos carros e derivados de petróleo. Por isso, insistimos e vamos defender a criação do observatório para que Salvador, como grande pólo econômico do norte e nordeste, e a Bahia, que ocupa papel de destaque no Mercosul, possam ocupar lugar de destaque no interior do bloco".

As sugestões dos brasileiros nas decisões relativas ao mercado comum devem, de acordo com o prefeito, influenciar em diversas áreas, como educação e cultura. "Não podemos ficar presos às relações econômicas. Também são importantes relações no plano cultural, educacional. A participação das universidades federais, por exemplo, fará com que nos possamos conhecer melhor a cultura destes outros países. Isso poderá incentivar todas os tipos de turismo no Mercosul".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339964/visualizar/