Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 10 de Maio de 2005 às 20:20
Por: Keite Camacho

    Imprimir


Brasília - "Entre 2003 e 2004, as exportações brasileiras para os países árabes aumentaram 47%. Esse acordo propicia ainda mais a ampliação da exportações", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, após a assinatura do Acordo-Quadro de cooperação econômica entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo – que reúne Omã, Arábia Saudita, Bareine, Catar, Emirados Árabes e Kuaite.

O acordo criou um comitê integrado que vai aprofundar o entendimento entre os grupos participantes para a realização de um acordo de livre-comércio. Amorim ressaltou que esse é um compromisso extremamente importante para garantir a zona de livre-comércio. "Essa ação, de certa maneira, já é um subproduto da Cúpula", disse o ministro, referindo-se à Cúpula América do Sul - Países Árabes que começou hoje (10) em Brasília.

Segundo o chanceler brasileiro, o clima político, após a assinatura do acordo, é um sintoma muito importante. "Sobretudo após esse comprometimento, que possibilitará segurança política para a promoção do comércio", afirmou Amorim. "Tem muita gente querendo assinar um acordo dessa natureza e o Mercosul está sendo pioneiro nisso".

Assinaram o Acordo-Quadro os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, da Argentina, Rafael Bielsa, do Uruguai, Reinaldo Gargano, e do Paraguai, Leila Rachid de Cowles, além do vice-primeiro ministro e ministro de Relações Exteriores do Reino de Bareine e presidente em exercício do Conselho de Cooperação do Golfo, Mohammed Al-Khalifa, e o secretário-geral do conselho de Cooperação do Golfo, Rahman Al-Attiyah.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340206/visualizar/