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Educação/Vestibular
Terça - 10 de Maio de 2005 às 19:00
Por: ANDRÉA MARTINS

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Visando a reforçar o conhecimento adquirido pelos alunos nas aulas teóricas com a utilização de recursos audiovisuais (filmes e documentários nacionais, estrangeiros e regionais), professores da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, implantaram em 2001, o Projeto Cinescola.

A iniciativa que beneficia cinco mil estudantes foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como experiência bem sucedida no processo educacional. O prêmio de R$ 50 mil foi utilizado na aquisição de cadeiras e equipamentos para a sala de vídeo.

Para eficiência do projeto, as aulas audiovisuais são realizadas pelo menos 3 vezes por mês e conta com a participação dos professores de literatura, história, filosofia, sociologia e geografia, onde cada docente fica responsável por discutir e debater com os alunos o filme ou documentário de sua área.

“O projeto fortalece o conhecimento, na medida que o aluno passa a visualizar por meio dos filmes e documentários todo o conteúdo ministrado nas aulas teóricas”, frisou o professor de história e criador do Cinescola, Alex Rufino da Silva.

Alex explica que desde a implantação do Cinescola, já foram exibidas cerca de 200 fitas, entre filmes e documentários, que retratam aspectos políticos, culturais, históricos, sociais e econômicos do Brasil e do mundo. Para ele, além de aprimorar o conhecimento, as aulas com recursos audiovisuais permitiram aos alunos com poucos recursos financeiros, o acesso as grandes produções cinematográficas.

“A maioria dos nossos estudantes pertence à classe média à baixa. Muitos não possuem dinheiro para ir ao cinema. O Cinescola democratizou a linguagem audiovisual, trazendo melhoria na aprendizagem”, frisou o professor.

Já para àqueles que dispunham de recursos financeiros para locar um filme, o Cinescola modificou o gosto cinematográfico. “Só assistia filmes de terror ou ação. Hoje, tenho interesse por produções que retratem aspectos sociais, históricos e políticos do meu país e do mundo. Tenho sede de aprender”, frisou o ex-estudante, Ney Rodrigues de Jesus.

Para continuar o projeto, a Escola Presidente Médici conta com diversas parcerias, entre elas: A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Locadora Coxipó Vídeo, Sociedade dos Mantenedores do Programa Recare e principalmente, os alunos, professores e a comunidade local.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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