Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Maio de 2005 às 16:04

    Imprimir


Nesta segunda-feira, 9 de maio, Juina completou 23 anos de emancipação política. O representante do município na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Ságuas Moraes (PT), eleito duas vezes prefeito da cidade, festejou a data com a comunidade do município.

Durante os mais de dois anos de mandato, o parlamentar, com o apoio do governo Maggi e do presidente Lula, já conseguiu avanços importantes para o município. Entre eles, a construção da Escola 7 de Setembro, a ampliação e melhoria de duas escolas estaduais, do hospital municipal (também com recursos do Governo Federal) e a construção de casas populares.

O deputado também viabilizou o asfaltamento do aeroporto de Juina ao trevo Tangará, numa extensão de 8,6 Km e ainda o asfaltamento de 140 Km da MT-170, com recursos da Cide (Governo Federal), do Fethab e produtores rurais. “A perspectiva é de mais 100 a 120 Km em 2005. O término do asfalto até Juina está previsto para 2006”, comemora Ságuas. A implantação do Campus da Unemat com cursos regulares a partir de 2005 também é outro destaque.

ORIGEM

A ocupação territorial do noroeste do Estado do Mato Grosso seguiu a lógica da “Política de Colonização da Amazônia”. O município de Juina tem sua origem vinculada à construção de uma estrada, denominada AR-1, para ligar Vilhena/RO a Aripuanã/MT. Em 1974 foi assinado um convênio entre a Codemat e a SUDECO para construção da estrada.

O Distrito de Juina foi criado em 1979 pela lei no 4.456, sancionada no dia 9 de maio de 1982, quando ocorreu a emancipação política da cidade. Neste período a população do município era de aproximadamente 13 mil habitantes. Hoje, a população local é de 39 mil pessoas.

Colonizada por pessoas oriundas do setor agrícola, especialmente dos estados do sul do país, Juina teve inicialmente na agricultura sua principal atividade econômica. Mas, de 1988 a 1992, o garimpo teve seu momento áureo no município, chegando a 20 mil o número de garimpeiros na região.

Além dos impactos ambientais, característicos da atividade quando praticada sem critérios ambientais, como é o caso de Juina, a população urbana que era de 30% passou para aproximadamente 70%. Após a fase do garimpo, o extrativismo da madeira ganhou mais impulso, constituindo-se hoje na principal atividade econômica, seguida pela pecuária, agricultura e comércio.

Oito anos de gestão petista em Juina - Quando Ságuas Moraes Sousa assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 1997, a cidade, à época com 32 mil habitantes, apresentava muitos problemas. A dívida com fornecedores era quatro vezes maior que a arrecadação mensal do município (cerca de 680 mil reais). Em 2004, o então prefeito Altir Peruzzo, que assumiu a vaga com a eleição de Ságuas para a Assembléia, entregou a prefeitura com arrecadação média de R$ 2,4 milhões.

Também na gestão petista, foram asfaltados cerca de 400 mil metros quadrados de ruas, a um preço muito inferior ao praticado antes, graças à implantação de uma companhia asfáltica.

Também foi nesse período que houve a implantação de seis Programas de Saúde da Família e do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ampliando a contratação de médicos especialistas, que passou de seis para 23. Na área educacional, os avanços também foram significativos.

A marca registrada da gestão petista em Juina foi o orçamento participativo. “Além dos investimentos nestes oito anos, deixamos como marcas vitais a transparência com o dinheiro público e a participação popular nas decisões mais importantes do município”, argumenta o deputado Ságuas.





Fonte: Assessoria/SIAL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340278/visualizar/