Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 14:50

    Imprimir


Os organizadores do 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá iniciam nesta terça-feira, 10, no Cine Sesc Arsenal, às 18h30, a Retrospectiva do Festival. A programação reúne vídeos, curtas-metragens, filmes experimentais e documentários, premiados nas edições anteriores do evento. As exibições ocorrem até o dia 05 de junho, sempre às 18h30. Vale lembrar que a entrada é gratuita.

A programação da Retrospectiva tem início com a exibição do curta-metragem "A cilada com cinco morenos" - incluindo o making-off - do cineasta e organizador do Festival, Luiz Borges. Logo após a projeção será realizado um debate com o cineasta.

Entre os dias 11 e 15 de maio entra em cartaz o Programa I - Vídeos Mato-grossenses, que reúne onze produções. São eles "Passa na semana quem vem", de Evandro Birello; "A paz interior", de Júlio Rodrigues; "Mentimina, não é impossível dizer a verdade", de Ana Paula Sant'Ana e Valesca de Oliveira; "1 real", de Pablo Capilé; "O beijo", de Leonardo Santana; "Ainda é gente", de Caroline Araújo; "Perturbas?", de João Rodrigo Venuti e Rodrigo Marinho; "P.S. Glauber, te vejo em Cuiabá", de Glória Albuês; "Tem um minuto?", de Bruno Bini; "Walkman", de Júlio Bedin e "Gambiarra", de Juliana Curvo.

"Passa na semana quem vem" é sobre um estudante de Rádio e TV que sai em busca do primeiro emprego. Até que algo extraordinário acontece e seu talento é posto à prova. "A paz interior" é barriga cheia. "Mentimina, não é impossível dizer a verdade" fala das relações entre pais, filhos, amantes ou amigos que não escapam ao efeito da Mentimina - sua existência e o poder que exerce na vida do ser humano podem confundir a verdade e a mentira. Afinal, qual a diferença entre elas se tudo é do jeito que você acredita?

"1 Real" é a história da menina burguesa que se encontra com menino de rua e ao trocarem olhares imaginam como será a realidade de cada um. "O beijo" é sobre o mistério que se esconde por trás de um simples beijo...; "Ainda é gente" fala sobre os rostos desolados e ignorados no meio da multidão.

Já "P.S. Glauber, te vejo em Cuiabá" é um documentário realizado em 1987 para integrar a Mostra "Tempo Glauber", promovida por D. Lúcia Rocha, mãe do cineasta e pelo SESC, em várias capitais do Brasil. Com uma linguagem ágil, pontuada pelo humor e irreverência, dois artistas mato-grossenses, Liu Aruda e Meire Pedroso, andam pelas ruas de Cuba, conversam com pessoas das mais diferentes classes sociais sobre Glauber Rocha, cultura, arte, televisão e cinema brasileiro e "Gambiarra" traz depoimentos de pessoas que, sem luxo e riqueza, constroem as suas alternativas, onde encontram a solução para levarem bem a vida.

O organizador do Festival, Luiz Borges, explica que mais três programas serão exibidos, o Programa II - Experimental, ocorre entre os dias 18 e 22 de maio e reúne trabalhos experimentais; o Programa III - Documentário ocorre entre os dias 25 e 29 de maio. "Fecharemos a programação com o Programa IV, que tem como atrações filmes de ficção e animação", lembra Borges, acrescentando que esta programação estará em cartaz entre os dias 31 de maio a 05 de junho.

Cartão telefônico - A operadora de telefonia Brasil Telecom lançou nesta segunda feira, 09, a série de cartão telefônico alusivo ao 12º Festival de Cinema de Cuiabá. A série que terá uma tiragem de 200 mil unidades trará duas estampas. Este ano além do patrocínio ao festival a Brasil Telecom trouxe uma vantagem aos seus clientes, os cartões poderão ser trocados por um ingresso do Festival com 50% de desconto nas lojas da Drogaria Cuiabá. "A Brasil Telecom se sente honrada em fazer parte deste, que é um dos eventos mais importantes do cenário cultural de nosso estado", afirmou o diretor da Brasil Telecom, Sérgio Antunes Lemos.

Competitiva - a mostra competitiva da 12ª edição do Festival, que tem como tema este ano Identidade, ocorre entre os dias 23 e 28 de maio, na sala 5, do Cinema Multiplex, do Pantanal Shopping e vai reunir produções brasileiras em vídeo, documentários, curtas, médias e longas-metragens.

Cinco produções nacionais de qualidade já estão confirmadas, entre eles os longas "Garrincha, Estrela Solitária", de Milton Alencar, "500 Almas" de Joel Pizzini, "Bens Confiscados" de Carlos Reichenbach, "Diabo à Quatro", de Alice de Andrade e "Cabra Cega", de de Toni Venturi.

O Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização da Produtora Primeiro Plano, e conta com apoio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Mato Grosso, Conselho Estadual de Cultura, Prefeitura Municipal de Cuiabá/ Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Terra Brasilis e Associação Mato-grossense de Audiovisual - ABD/MT.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340493/visualizar/