Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 23:30

    Imprimir


Ramallhah - O líder palestino Mahmoud Abbas afirmou neste sábado ser necessária uma reunião entre ele e o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, a fim de levar adiante o processo de paz.

Abbas e Sharon se encontraram pela última vez numa reunião de cúpula no dia 8 de fevereiro, no resorte egípcio de Sharm el-Sheik, quando anunciaram o fim de mais de quatro anos de violência.

"Precisamos de uma reunião para levar adiante o processo de paz e discutir a implementação dos acordos feitos entre nós, como aquele de Sharm el-Sheik, e discutir sobre a retirada israelense de Gaza", disse Abbas aos repórteres.

Abbas afirmou que havia uma proposta para uma reunião, mas a data ainda não está definida. Se, por um lado, a violência diminuiu, nenhuma das partes cumpriu completamente com suas obrigações.

Como parte da trégua, Israel prometeu entregar cinco cidades da Cisjordânia para o controle de segurança palestino. No entanto, depois de ter se retirado de duas cidades, Israel congelou a entrega de outras cidades, dizendo que os palestinos não têm sido suficientemente severos com os militantes armados.

Abbas têm preferido negociar com grupos militantes como o Hamas e a Jihad Islâmica a fim de acabar com os ataques, mas se recusou a combatê-los de verdade como querem Israel e os Estados Unidos.

Ele também tenta obter garantias de que a planejada saída israelense da Faixa de Gaza será um passo inicial para a implementação de um caminho para o plano de paz, apoiado pela comunidade internacional, que prevê a criação de um Estado palestino.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340654/visualizar/