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Politica Brasil
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 16:44
Por: Lisa Baertlein

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O líder entre os serviços de busca na Web, Google, solicitou patentes nos Estados Unidos e em outros países para uma tecnologia de classificação de reportagens de seu site de notícias. A tecnologia baseia-se na qualidade da fonte noticiosa, de acordo com pedidos de patente obtidos pela Reuters na quinta-feira.

O serviço de busca de notícias do Google normalmente vasculha cerca de 4,5 mil fontes de notícias e destaca histórias, geralmente com base em sua popularidade e na velocidade de publicação, ainda que a empresa não revele todos os detalhes do sistema de classificação utilizado.

O site Google News reúne reportagens de ampla variedade de fontes noticiosas, como ABC News, Voice of America, Christian Science Monitor, World Peace Herald, Xinhua, Reuters, Bloomberg e Los Angeles Times.

Os observadores do setor dizem que, com o tempo, o Google News passou a confiar mais em provedores de notícias estabelecidos para montar sua oferta de conteúdo.

Um porta-voz do Google confirmou que a empresa solicitou as patentes, mas se recusou a confirmar se a tecnologia que o grupo deseja patentear já está em uso ou será colocada em uso.

Com a proliferação de blogs e outros sites de comentários, posts de alguns deles passaram a receber destaque em páginas de resultados de buscas e em sites que agregam notícias online. Às vezes, as notas dos blogs continham alegações infundadas ou distorcidas.

A tecnologia que o Google está tentado patentear pode ajudar a empresa a escolher as fontes de informação mais confiáveis, ainda que alguns comentaristas da Web aleguem que isso vá criar distorção em favor dos serviços noticiosos tradicionais.

O Google pediu patente norte-americana em setembro de 2003, e ela vai ser examinada em breve. O pedido cobre "sistemas e métodos de melhora de classificação de artigos noticiosos", com base na "qualidade" da fonte de notícias.

O pedido de patente estipula que os fatores que determinam a classificação incluem o volume de cobertura por fontes de notícias identificadas; opinião humana sobre a fonte; tráfego de rede para a fonte; estatísticas de circulação; tamanho da equipe; amplitude de cobertura e número de sucursais.





Fonte: Reuters

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