Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 12:14
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Uma história de amor. Assim pode ser definido o livro “Cantos de amor e saudade” que a jornalista Martha Baptista vai lançar no próximo dia 17 de maio, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Trata-se de um livro-reportagem em que uma parte da história de Mato Grosso revive através de lembranças de antigos moradores de Cáceres. A protagonista dessa história é Estella Rodrigues Ambrósio, uma carioca que trocou uma vida previsível no Rio de Janeiro do início do século passado pela aventura de viver no Centro-oeste brasileiro.

Ainda menina, Stellinha apaixonou-se pelo cacerense Ambrósio Filho, que fazia o curso de Medicina na capital do país. O amor pelo jovem fez com que ela vencesse a resistência pessoal e de sua família e se mudasse para o interior de Mato Grosso em 1926. A trajetória dessa mulher singular, que levou 20 dias viajando de trem e navio para chegar a Cáceres, e sua sensibilidade fazem dela uma testemunha privilegiada de fatos importantes da história brasileira, como a passagem da Coluna Prestes, e das transformações ocorridas ao longo do século XX.

Personagens quase esquecidos, como o aguateiro e o jacuba, ressurgem nas páginas do livro graças à memória de vó Estella e outros narradores. Relatos de fé, lendas, crendices, saraus em noites de luar, touradas e cavalhadas são ecos de um passado não tão distante e que faz parte do processo de construção de identidade do povo mato-grossense. Dona Estella, que morreu em 2000 aos 93 anos, viveu um grande amor por seu marido, Dr. Nito, e também pela cidade de Cáceres e por seus moradores. E foi muito amada por todos eles. “Cantos de amor e saudade” fala desses sentimentos e de valores que transcendem a história local por serem universais.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341135/visualizar/