Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 08:34
Por: Lígia Tiemi Saito

    Imprimir


A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Chica Nunes (PSDB), é favorável ao nepotismo, prática que consiste na contratação de parentes para ocupar cargos públicos. Apesar de não existir lei que impeça o privilégio, bastante comum em todas as esferas de Poder, o nepotismo é avaliado como imoral. A justificativa é que ao escolher parentes, os agentes públicos tiram a oportunidade de profissionais qualificados serem colocados no mercado de trabalho.

A parlamentar alega que prima pela legalidade. Como não é proibido por lei, se diz favorável à prática. "Enquanto não for ilegal, não sou contra", afirmou Chica, em entrevista, ao vivo, ao programa Terceiro Mundo, da TV Record Canal 10. A vereadora alega que um parente pode ter a mesma credibilidade, lealdade e competência de um profissional qualificado. Porém, ressalta que se os parentes contratados não forem competentes, fiéis e assíduos, o agente político estará fadado ao fracasso. A tucana admite que só não contratou o irmão, Benedito Nunes, servidor efetivo da Prefeitura de Cuiabá, porque o prefeito Wilson Santos (PSDB) ainda não o liberou.

Questionada se no legislativo municipal os vereadores "camuflam" o nepotismo, quando um parlamentar contrata parentes de outro, a vereadora diz que não sabe se isso ocorre. "Mas se tiver, é dentro da lei. Que se sintam à vontade". Para a presidente, desde que haja competência, não importa se o funcionário é parente ou não. Atualmente, cada vereador tem direito a contratar 14 assessores. Os salários variam de R$ 450 a R$ 2,2 mil. Chica garante que se o projeto de lei que proíbe o nepotismo for aprovado, todos terão que se adequar.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341442/visualizar/