Projeto que substitui gasolina por álcool nos veículos das empresas pode reduzir em até 99% as emissões de gases estufa das frotas. É o caso da Biolab, primeira farmacêutica a colocar em prática a iniciativa Crédito de Carbono.
"Antes do projeto, o abastecimento de gasolina era de 75%; conseguimos reverter esse quadro e, agora, 95% do abastecimento é feito com etanol", afirma a diretora administrativo-financeira da Biolab, Cristina Varela.
Com projeto, desenvolvido em parceria com a Ecofrotas, empresa especializada em gestão sustentável de frotas, a Biolab afirma que conseguiu reduzir as emissões de sua frota - são mais de mil veículos em todo o País - de 170 toneladas por mês para 1,05 tonelada. A redução permitirá que a Biolab venda os créditos excedentes nos mercados voluntários de carbono.
Segundo a empresa, uma redução tão grande das emissões se deve ao fato de que o gás carbônico emitido na queima do etanol é absorvido durante o crescimento da cana-de-açúcar. O projeto é aprovado pelo Verified Carbon Standard (VCS) - organização sem fins lucrativos que mede e reconhece os créditos de carbono adquiridos voluntariamente por corporações, organizações e pessoas.
Comentários