Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 17:55
Por: Marcos Chagas

    Imprimir


Brasília - O primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), enviou hoje (4) ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, um ofício pedindo que o governo atenda às reivindicações dos servidores federais do Ministério da Cultura que estão em greve há mais de um mês. A paralisação atinge a Biblioteca Nacional, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fundação Cultural Palmares, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa. "Vejo com muita preocupação o fato de que perdure em nosso governo a falta de condições de trabalho, a carência de quadros, baixos salários, mas, sobretudo, a inexistência de um Plano de Carreiras e Cargos que viabilize a gestão dos recursos humanos dessas instituições", afirmou o parlamentar.

Tião Viana destacou que a greve dos servidores da Cultura deve-se ao não cumprimento de um acordo feito no ano passado com o Ministério do Planejamento para a implementação do Plano de Carreira da Cultura. Neste acordo também havia o compromisso de o governo federal "pagar a todos os servidores, em abril, valores expressos em uma tabela emergencial de salários, retroativa a janeiro, a título de antecipação do plano em questão", disse Viana.

"Temos um desafio a enfrentar que consiste em começarmos a esboçar, em nosso governo, um novo perfil para o Brasil. Estou convencido de que a causa da cultura não é causa de um homem só. Ela exige coragem e determinação de muitos e de todos aqueles que, como nós, combinam sensibilidade e espírito público e que estão comprometidos com um novo modelo de gestão", disse o primeiro vice-presidente no ofício também enviado aos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Cultura, Gilberto Gil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341556/visualizar/