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Politica Brasil
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 09:37
Por: Carlos Martins

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Uma reunião entre o governador Blairo Maggi e representantes das bancadas federal e Estadual e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) encaminhou um acordo para que seja iniciada a pavimentação da BR-158. A rodovia é vital para a concretização do Corredor Multimodal Centro Norte e que pode impulsionar o desenvolvimento da Região do Araguaia, já que irá facilitar a integração com outros modais, como a Ferrovia Norte-sul, a Rodovia PA-150 e o Porto de Itaqui, no Maranhão.

A reunião realizada nesta terça-feira (03.05) no Palácio Paiaguás foi um desdobramento do encontro realizado com a bancada mato-grossense na quarta-feira da semana passada no Ministério dos Transportes, em Brasília. Naquela oportunidade o ministro Alfredo Nascimento aceitou a sugestão do governador de formar uma parceria entre a União e o Governo de Mato Grosso para iniciar a pavimentação do trecho da BR-158 a partir de Ribeirão Cascalheira.

No início as obras poderão contar com pelo menos R$ 60 milhões, dos quais R$ 30 milhões viriam de emendas da bancada de Mato Grosso composta por oito deputados e três senadores. A outra metade seria bancada pelo Governo do Estado, por meio dos recursos do Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab). Já no ano passado o governador Blairo Maggi havia apresentado a proposta ao ministro Alfredo Nascimento, de que a cada real liberado pela União para a obra da BR-158, o Governo do Estado liberaria a mesma quantia.

Em Água Boa, onde esteve inaugurando e vistoriando obras na última semana, Maggi conclamou a bancada de Mato Grosso para fazer esforços junto ao Governo Federal para liberar recursos para a conclusão da rodovia. A BR-158 parte de Alto Araguaia (MT), passa por Barra do Garças e a partir de Ribeirão Cascalheira começa um trecho de 427 quilômetros sem asfalto até a divisa com o Pará.

Participaram da reunião o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, o deputado federal Welinton Fagundes (PL), o deputado Hermínio J. Barreto (PL), o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, mais o coordenador da 11ª Unidade de Infra-Estrutura Terrestre (UNIT), órgão que representa o DNIT no Estado, Ficou definido que na próxima semana, na terça-feira, as bancadas federal, estadual, mais o secretário Pagot estarão reunidos novamente em Brasília com o ministro Alfredo Nascimento para definir os detalhes do acordo. “Ficou praticamente selado o acordo e na próxima semana teremos audiência com o ministro para bater o martelo”, disse o deputado Welinton Fagundes.

Na avaliação do governador Blairo Maggi, a reunião foi bastante positiva. “Os deputados federais e senadores estão dispostos a utilizarem as emendas e transferirem esses recursos para o Estado, que irá gerenciar a construção da rodovia. Espero que até a próxima terça-feira, quando haverá a reunião com o ministro em Brasília, tudo esteja fechado”, disse o governador. “Se tivermos um entendimento de que esses recursos poderão vir para Mato Grosso em delegação da obra para o estado, significa que a bancada mais o governo e o governador faremos uma pressão bastante grande para que o Tesouro Nacional, o Ministério da Fazenda, desbloqueie esses recursos para que sejam transferidos para a conta do Estado. Uma vez feito isso faremos a nossa complementação para iniciarmos ainda este ano as obras na BR-158”, disse o governador.

Segundo o coordenador da UNIT, Cinésio Nunes de Oliveira, o órgão irá analisar agora o projeto que foi feito a pedido do Ministério dos Transportes para a obra da BR-158. Após a análise será feito o convênio com o Estado que irá gerenciar os recursos repassados pela União. “O ministro Alfredo Nascimento pretende que por meio dessa parceria a obra seja concluída o mais breve possível”, disse Cinésio. O valor total da obra está orçado em cerca de R$ 300 milhões e deve levar de três a quatro anos para ser concluída, conforme avaliação do coordenador da UNIT. “É claro que se mais recursos forem liberados num espaço menor de tempo a obra poderá ser adiantada”, acrescentou.

BR-163 – Quanto à recuperação dos trechos danificados da BR-163, segundo a UNIT já foram assinados três contratos para a recuperação dos seguintes trechos: de Jangada a Diamantino, do Posto Gil a Nova Mutum e de Sinop a Nova Santa Helena. Os recursos liberados chegam a R$ 21,5 milhões. “A BR-163 é uma via de transporte pesado ponde passam, além dos grãos produzidos no Estado, a produção madeireira e da pecuária. Estando em boas condições, melhora a competitividade e o preço do frete. Por isso é importante a união das bancadas federal e estadual e do Governo do Estado para buscar recursos para que as estradas tenham trafegabilidade o ano todo”, disse o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa.

Outro trecho precário nas estradas federais fica na BR-364 entre a Serra da Petrovina e Alto Araguaia. “O governador Blairo Maggi propôs uma parceria liberando uma parcela de recursos para ajudar a complementar o valor necessário. Para aqueles trechos que são menores temos buscando parceria com o estado, a intenção e recuperar os cinco mil quilômetros de malha rodoviária no Estado”, explicou o coordenador. “Nas próximas reuniões vamos discutir, também, a retomada das obras na Serra de São Vicente”, adiantou o deputado Hermínio J. Barreto.





Fonte: Secom - MT

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