Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 09:36
Por: Joana Dantas

    Imprimir


A partir desta semana todos os servidores públicos estaduais, federais e municipais terão à disposição o mais eficiente e barato computador popular. O Personal Internet Communicator (PIC), ou computador pessoal, foi lançado nesta terça-feira (03.05), no Palácio Paiaguás.

A inscrição é simples. A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) - entidade que intermediará o financiamento via consignação em folha de pagamento, vai criar um ícone no site da Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) www.secom.mt.gov.br, onde o servidor poderá manifestar interesse em adquirir o equipamento, informar o número da matrícula que o identifica no órgão público.

“Com base nessas informações saberemos se o servidor está apto a fazer o financiamento. Como as parcelas são pequenas, dificilmente o pré-cadastro será reprovado”, observou o presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias.

Além disso, Dias informa que todos os funcionários receberão em suas casas uma carta com o modelo de formulário para preenchê-lo se houver interesse na aquisição do PIC.

“Qualquer funcionário, seja do Estado, Município e União terá acesso ao mundo digital, basta ter uma conta num dos nossos bancos conveniados”, disse Dias.

O governador Blairo Maggi reiterou o apoio do Governo aos servidores, principalmente para os profissionais da educação, que precisam estar sempre bem atualizados e “plugados” na internet para levar informação aos alunos.

“O objetivo do Estado quando concede seu aval a um projeto como esse pretende promover o encontro das pessoas mais simples com a modernidade com a tecnologia. É a oportunidade de permitir o conhecimento e o aprimoramento profissional às pessoas de menor poder aquisitivo”, afirmou Maggi.

A meta do programa é financiar pelo menos 20 mil computadores até o final de 2005 a preço em torno de R$ 1,4 mil, dividido em 36 parcelas.

A multinacional AMD (Advanced Micro Devices) cedeu a concessão de explorar o serviço de fabricação do computador popular à MTech, primeira empresa que produz computadores a se instalar no polo tecnológico de Cuiabá.

A MTech tem capacidade inicial de produzir até três mil computadores mensais. Produto com peso menor de 1,5 quilos, resistente a quedas e com baixo consumo de energia (10 watts). Com ele vem um software PC, versão adaptada de Windows CE. O usuário terá acesso à internet, enviar e receber e-mails, preparar planilhas e ouvir música digital.

O financiamento do computador também está dentro do Programa Ação Digital da Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec), cujo objetivo é aumentar o acesso da população às tecnologias e à informação.

Participaram da solenidade de lançamento os secretários Terezinha Maggi (Setec), Joaquim Sucena (Casa Civil), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Yênes Magalhães (Planejamento), autoridades do Legislativo e representantes das duas empresas fabricantes.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341716/visualizar/