Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 07:38
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde aplica, por meio do MT Hemocentro, a política de controle e reposição dos estoques hemoclínicos no Estado de Mato Grosso. E um dos melhores instrumentos para o cumprimento dessa política é as campanhas que envolvem datas comemorativas com participação dos diversos segmentos da sociedade. Em maio o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo do mês (08.05), já faz parte do calendário permanente de campanhas coletoras de sangue do Hemocentro. O MT Hemocentro tem como meta coletar 1.000 bolsas de sangue durante esta semana.

Neste ano, o lançamento da campanha será no dia dois de maio, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Alencastro, em Cuiabá, onde o ônibus do MT Hemocentro ficará estacionado para receber as doações. A diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabane, explicou o motivo das constantes campanhas de doação de sangue: “O sangue captado tem um prazo de validade de 30 dias, sendo necessária a renovação do estoque após essa data. Por isso o MT Hemocentro necessita de doadores permanentes e as campanhas ajudam a suprir as demandas diárias dos bancos de sangue”.

O ônibus do MT Hemocentro ficará estacionado nos seguintes locais: Nos dias 02,03, 05 e 06 de maio, as doações serão feitas na Praça Alencastro, no período de oito da manhã às cinco horas da tarde. No dia 03 a doação será feita na Praça da República no mesmo horário. No dia 04, a partir das oito horas da manhã, o ônibus ficará estacionado em frente à Secretaria de Estado de Saúde. E no encerramento da campanha, as doações serão feitas em frente à rádio Antena FM, na avenida da Feb, no período das oito ao meio dia.

A campanha tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da doação de sangue e buscar as mães como parceiras do MT Hemocentro. Quem doa sangue, além de estar praticando um ato de amor é um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo.Outro objetivo da campanha, segundo Eliana Rabane, é aumentar o número de doadores fidelizados, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação.

Eliana Rabane informou que, “além dos locais já definidos pela campanha o MT Hemocentro e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá recebem diariamente as doações no período das sete horas da manhã as cinco da tarde, de segunda a sexta –feira”. Como brinde serão entregues aos doadores uma camiseta com o slogan da campanha “Dia das Mães, Dia de Doação de Sangue". Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas.

Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV.

Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Ses ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.



O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe nem resfriado, hepatite, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns doadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. É importante desmistificar a idéia de que doar engrossa o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre. O sangue doado é rapidamente recuperado pelo organismo, num tempo máximo de vinte e quatro horas após a doação. O ato de doar sangue, não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação. O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação.

Mesmo fora de qualquer campanha, todas terças e quintas-feiras o ônibus do MT Hemocentro fica estacionado na Praça da República das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde e o período de funcionamento do MT Hemocentro é das 8 horas da manhã às 6 horas da noite. O MT Hemocentro fica localizado na Rua 13 de junho nº 1055, no bairro do Porto.




Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342468/visualizar/