Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 21:00

    Imprimir


Os organizadores do Festival de Cannes anunciaram na quinta-feira a relação completa da seção dedicada a filmes históricos. Em sua segunda edição, a seleção especial faz este ano uma homenagem ao cinema mexicano com exibições de uma cópia restaurada do filme Los Olvidados, de 1950, e de uma mini-retrospectiva do trabalho de Emilio Fernandez. O British Film Institute organizou um programa de filmes restaurados do diretor britânico Michael Powell para celebrar o centenário de seu nascimento. No cardápio, também estão dois filmes restaurados pelo Academy Film Archive sob a égide da Film Foundation, a organização de preservação cinematográfica fundada em 1990 por Martin Scorsese e outros sete diretores norte-americanos. Serão relançados em Cannes Le Fleuve (O Rio), filme de Jean Renoir de 1951, e Pather Panchali (1955), de Satyajit Ray. Para marcar os 50 anos da morte de James Dean, Cannes também abrigará uma exibição de fotografias do ator de autoria de Dennis Stock. O documentário de Michael Sheridan sobre Dean, Forever Young, terá uma sessão première, e dois dos três filmes de James Dean - Vidas Amargas e Rebelde sem Causa - serão exibidos no cinema a céu aberto do festival, na praia.

Entre as cópias recentemente restauradas a serem exibidas na Salle Buñuel do Palais estão O Último Concerto de Rock, de Scorsese; Bullit, de Peter Yates; Corrida sem Fim, de Monte Hellman, e Marty, de Delbert Mann, vencedor da Palma de Ouro de 1955.

Em um aceno à época do cinema mudo, será exibido Esposa e Mártir, de Sam Wood, com Rudolph Valentino e Gloria Swanson, em uma versão restaurada a partir da única cópia conhecida no mundo.

Uma pequena seleção de documentários do cinema inclui Complete Ingmar Bergman, dirigido por Marie Nyrerod, e Shadowing the Third Man, de Frederik Baker sobre a obra-prima de Carol Reed.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342531/visualizar/