Repórter News - reporternews.com.br
Diretores de escolas estaduais administram mais de R$ 20 milhões/ano
Ainda durante a reunião com os coordenadores e diretores de Cuiabá, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, revelou que os gestores de escolas estaduais administram anualmente mais de R$ 20 milhões.
Conforme explicou a secretária, estes recursos são repassados às escolas, por meio do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), que é utilizado para a compra de materiais de expediente, e manutenção da escola (lâmpadas, pequenos reparos, limpeza). E também pelo Fundo Nacional de Desenvolvido Escolar (FNDE), destinado aos alunos, num valor per capta de R$ 0,15/dia, para a compra da merenda escolar.
“Com a implantação da Gestão Escolar Democrática, os diretores de escolas passaram a administrar recursos vinculados à compra da merenda e aos pequenos reparos da escola, por meio do PDE. É importante ressaltar que com esse montante –de R$ 20 milhões - as 633 escolas da rede estadual são responsáveis em cuidar da manutenção da escola”, observa.
Ana Carla disse também que 80% dos recursos destinados à Educação, são comprometidos para o pagamento da folha de pessoal. Outros 11% estão vinculados aos repasses bimestrais e compra da merenda. “Nos sobra apenas 9% para investimentos em rede física, pagamento de tarifas, formação continuada dos profissionais entre outras ações”, salienta.
Neste ano de 2005, está previsto no orçamento geral do Estado, que a Seduc deverá receber R$ 659 milhões, o que corresponde a 25 do total arrecadado em Mato Grosso.
COORDENADORES - Quanto à situação dos coordenadores, a secretária explicou que quando a atual administração começou a governar, o número de professores que ocupavam esta função era menor do que atualmente. “Criamos os coordenadores de Ciclos, que somados aos coordenadores pedagógicos é um número maior do que encontramos no início de 2003. Além disso, ainda oferecemos a eles dedicação exclusiva, com um incentivo de 30% a mais no salário”, frisou.
Fonte:
Assessoria/Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342630/visualizar/
Comentários