Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 13:00
Por: Spensy Pimentel

    Imprimir


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que caminha a "passos largos" o estabelecimento de melhores relações políticas entre os governos de George W. Bush e Hugo Chávez. "Não vejo nehuma possibilidade de haver algum conflito maior entre Estados Unidos e Venezuela", afirmou Lula, em resposta à terceira pergunta formulada na entrevista coletiva que concede agora pela manhã, no Palácio do Planalto.

O presidente afirmou que suas convicções de que esse entendimento está avançando se reforçaram depois do encontro que ele manteve esta semana com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice. Lula também disse que o clima de "paz" e "harmonia" na América do Sul é de grande interesse do Brasil, para que o continente possa alcançar o desenvolvimento e o crescimento econômico.

A pergunta foi feita pela repórter Carla Mendes, da Agência Lusa, e incluiu um pedido de avaliação de Lula quanto às chances de o Brasil passar a integrar como membro permanente o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente lembrou que o país, pelas suas dimensões geográficas e históricas na América do Sul, está exercendo seu "direito de reivindicar" a vaga no Conselho, muito embora ele não possa prever qual será o resultado do processo. Lula disse que, primeiro, é preciso garantir que vai haver uma reforma nas Nações Unidas, para depois lutar pela vaga para o Brasil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342632/visualizar/