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Governador encerra semana vistoriando trecho da MT-130
Poxoréo, MT - Com uma vistoria num trecho da MT-130 entre Poxoréo e Rondonópolis, o governador Blairo Maggi encerrou neste domingo (24.04) uma semana repleta de atividades. Depois de ter despachado entre terça-feira e sábado juntamente com secretários diretamente da Agrishow Cerrado 2005, em Rondonópolis, Maggi esteve no fim de semana no Araguaia visitando e inaugurando obras. Em Água Boa, o governador entregou equipamentos de saúde e casas à população, participou da inauguração de uma estação digital e do escritório regional de Saúde e ainda participou da colheita de arroz numa reserva indígena.
Para a região Sul, a boa notícia é que o trecho vistoriado pelo governador entre Poxoréo e Rondonópolis será recuperado. Em 15 dias a Secretaria de Infra-Estrutura estará iniciando o processo de licitação. O trecho, de 130 quilômetros, será dividido em quatro lotes. As quatro empresas vencedoras serão responsáveis pela recuperação do asfalto que apresenta muitos buracos em vários pontos. O trajeto incluiu, ainda, um trecho de 11 quilômetros no entroncamento entre a BR-070 e Primavera do Leste.
Maggi saiu de Poxoréo por volta das 17 horas. “Resolvei vir de carro para verificar as condições desse trecho”, disse o governador. Trinta minutos depois, o comboio encontrou um caminhão Mercedes parado que havia batido numa carreta. O motorista explicou que estava ali há duas horas esperando o guincho. “Uma carreta que estava à frente reduziu a velocidade por causa dos buracos. Eu pisei no freio, mas quebrou uma peça e acabei batendo carroceria da carreta”, disse. Felizmente ninguém se machucou.
Além do trecho que será recuperado, em outro ponto da MT-130, que liga Primavera do Leste a Paranatinga, já foram asfaltados 81 quilômetros. Os recursos aplicados, na ordem de R$ 35,3 milhões, foram bancados pelo Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab). As obras na MT-130 foram iniciadas em 2001 e suspensas pelo governo anterior em setembro de 2002 por falta de recursos. À época haviam sido pavimentados 25 quilômetros. Em julho de 2003 o atual Governo reiniciou as obras e decidiu que a pavimentação seria feita com lama asfáltica, já que o trecho de concreto concluído (25 km) era muito caro devido ao preço do cimento. De R$ 875 mil o quilômetro, o preço licitado pelo Governo Blairo Maggi caiu para R$ 275 mil.
A recuperação e o asfaltamento da MT-130 vai melhora as condições de tráfego na região. Cem por cento da produção de Paranatinga, Gaúcha do Norte, Santo Antonio do Leste e 90% da produção de Primavera dependem da MT-130 para serem escoadas. A produção vai para o terminal da Ferronorte, em Alta Araguaia, passando por Primavera e Rondonópolis. Até agora o Programa Estradeiro já permitiu o asfaltamento de 1.327 quilômetros de asfalto novo em Mato Grosso. Em 2003, no início do atual governo, havia apenas 240 km de asfalto. A meta é terminar o ano de 2006 com três mil quilômetros de rodovias asfaltadas seja por meio dos consórcios rodoviários (Governo, prefeituras e produtores) ou com recursos próprios.
Para a região Sul, a boa notícia é que o trecho vistoriado pelo governador entre Poxoréo e Rondonópolis será recuperado. Em 15 dias a Secretaria de Infra-Estrutura estará iniciando o processo de licitação. O trecho, de 130 quilômetros, será dividido em quatro lotes. As quatro empresas vencedoras serão responsáveis pela recuperação do asfalto que apresenta muitos buracos em vários pontos. O trajeto incluiu, ainda, um trecho de 11 quilômetros no entroncamento entre a BR-070 e Primavera do Leste.
Maggi saiu de Poxoréo por volta das 17 horas. “Resolvei vir de carro para verificar as condições desse trecho”, disse o governador. Trinta minutos depois, o comboio encontrou um caminhão Mercedes parado que havia batido numa carreta. O motorista explicou que estava ali há duas horas esperando o guincho. “Uma carreta que estava à frente reduziu a velocidade por causa dos buracos. Eu pisei no freio, mas quebrou uma peça e acabei batendo carroceria da carreta”, disse. Felizmente ninguém se machucou.
Além do trecho que será recuperado, em outro ponto da MT-130, que liga Primavera do Leste a Paranatinga, já foram asfaltados 81 quilômetros. Os recursos aplicados, na ordem de R$ 35,3 milhões, foram bancados pelo Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab). As obras na MT-130 foram iniciadas em 2001 e suspensas pelo governo anterior em setembro de 2002 por falta de recursos. À época haviam sido pavimentados 25 quilômetros. Em julho de 2003 o atual Governo reiniciou as obras e decidiu que a pavimentação seria feita com lama asfáltica, já que o trecho de concreto concluído (25 km) era muito caro devido ao preço do cimento. De R$ 875 mil o quilômetro, o preço licitado pelo Governo Blairo Maggi caiu para R$ 275 mil.
A recuperação e o asfaltamento da MT-130 vai melhora as condições de tráfego na região. Cem por cento da produção de Paranatinga, Gaúcha do Norte, Santo Antonio do Leste e 90% da produção de Primavera dependem da MT-130 para serem escoadas. A produção vai para o terminal da Ferronorte, em Alta Araguaia, passando por Primavera e Rondonópolis. Até agora o Programa Estradeiro já permitiu o asfaltamento de 1.327 quilômetros de asfalto novo em Mato Grosso. Em 2003, no início do atual governo, havia apenas 240 km de asfalto. A meta é terminar o ano de 2006 com três mil quilômetros de rodovias asfaltadas seja por meio dos consórcios rodoviários (Governo, prefeituras e produtores) ou com recursos próprios.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343598/visualizar/
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