Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 15:04
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


Poxoréo, MT - Os maiores expoentes da música caipira brasileira poderão ter um espaço apropriado para mostrar sua arte durante o tradicional encontro de violeiros que Poxoréo (251 km ao Sul de Cuiabá) vem realizando desde 2003. Ao visitar no município, na tarde domingo, a 4ª Feira Agropecuária de Poxoréu (Feagropox), Maggi assistiu ao 3ۜ° Encontro de Violeiros e anunciou que o local pode ganhar uma concha acústica para trazer mais conforto aos visitantes da feira. “Este evento pode se transformar num dos maiores encontros de viola do Brasil”, disse Maggi ao prefeito Antônio Rodrigues da Silva (PMDB). Como a feira acontece na mesma época da Agrishow Cerrado, a idéia é utilizar o espaço noturno da feira de Rondonópolis (período que não conta com eventos) para a apresentação de artistas como Carreira & Carreirinha, uma das oito duplas que se apresentaram no encontro.

No ano passado Maggi já havia visitado a feira, ocasião em que assinou alguns convênios. Depois de ter cumprido uma extensa agenda durante a semana, que incluiu a Agrishow Cerrado onde despachou de terça-feira a sábado juntamente com secretários e também no fim de semana no Araguaia onde esteve vistoriando e inaugurando diversas obras, o governador foi até Poxoréu acompanhado da primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. A Feagropox foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas o senador Jonas Pinheiro (PFL) e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa e vários secretários.

Num intervalo das apresentações dos violeiros, Maggi subiu ao palco onde expressou sua satisfação em estar assistindo ao belo espetáculo proporcionando pelos artistas. Ele pediu ao deputado José Carlos do Pátio e ao prefeito Antônio Rodrigues da Silva que conversem com o secretário de Cultura, João Carlos Ferreira, para discutir a construção da concha acústica. A Secretaria de Cultura vem coordenando projetos de apoio à cultura com a parceria de empresas privadas via lei de incentivo à cultura. Em Poxoréu, inclusive, dois importantes projetos culturais serão executados. Serão aplicados R$ 100 mil para a criação do Museu Garimpeiro e mais R$ 150 mil para a recuperação das ruas mais antigas do município, a Maranhão e Bahia, que fazem parte do patrimônio histórico. Nos próximos dias uma arquiteta deverá ir até a cidade para preparar o início das obras.

A cada ano a Feagropox atrai mais visitantes. Nesta edição, o evento foi realizado entre os dias 19 e 23 e teve um diferencial com a realização de shows. Além dos rodeios, o público pôde assistir a Banda Calipso, e a apresentação do cantor nacional Amado Batista. Os produtores também tiveram a oportunidade comprar gado leiteiro, caprinos e ovinos para cria, recria e engorda.

Parte integrante da feira, o Encontro de Violeiros é coordenado por um de seus idealizadores, o vice-prefeito José de Souza Filho, responsável também pela criação da Feira Agropecuária. “É um encontro que resgata as raízes da mais pura música sertaneja”, resume Souza Filho. Oito duplas das mais destacadas se apresentaram, entre elas, Carreiro & Carrerinho. Aos 83 anos, Carreirinho (Adauto Ezequiel) foi recebido como a grande estrela do espetáculo. Afinal, ele gravou até agora 1.602 músicas e teve ao seu lado grandes nomes da música caipira como Zé Carreiro e Tião Carreiro. O governador recebeu de presente diversos CDs acondicionados numa caixa finamente confeccionada com a técnica italiana de marchetaria (trabalhos em madeira).

Além de Carreiro & Carreirinho, se apresentaram ao público que foi até o parque de Exposições do Sindicato Rural as seguintes duplas: Zé Mulato & Cassiano, Goiano & Paranaense, Fernando & Osmair, Paullo Cruz & Eduardo, Aurélio Miranda & Aurélio Filho, Zé Antonio & Divaney, Marcos Violeiro & Adalberto. “Foi uma surpresa o apoio do governador. Com sua ajuda, o evento se tornará um dos maiores do Brasil. Nossa intenção é melhorar cada vez mais”, disse Paullo Cruz, um dos criadores do evento que faz dupla com Eduardo. Além deles, também representaram o Mato Grosso a dupla Zé Antônio & Divaney. Os demais artistas são de Brasília, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O vice-prefeito, José de Souza filho, idealizou a Feira Agropecuária à época que presidia o sindicato Rural. Criada em 2002, a feira surgiu para ajudar a solidificar a fase de transformação que vem passando o município após a extinção do garimpo. A pecuária, com um rebanho de 330 mil cabeças de gado bovino é a principal atividade econômica. Mas a agricultura começa a se expandir. Já foram plantados cerca de 330 mil hectares de soja, principalmente na região alta, conhecida como Chapadão, onde se encontram terras argilosas. Nas terras baixas, mais arenosas, os agricultores também começam a investir na agricultura e plantam-se, também, milho e sorgo.

“Com o declínio do garimpo [diamante], surgiu à necessidade de o município investir fortemente em outros segmentos como a pecuária e a agricultura. Aí surgiu a idéia de fazer a feira”, explicou o vice-prefeito, Souza Filho. Durante a feira, foram realizados quatro leilões de gado de elite (Nelore e ainda cruzamento industrial) e também de eqüinos e caprinos. “É muito importante à vinda do governador, pois ele está vendo a transformação econômica do município e governo pode apoiar. Embora o prefeito seja do PMDB e eu do PFL, Blairo Maggi não deixa a questão partidária interferir e vários convênios já foram assinados”, disse Souza filho.

Entre os investimentos já pelo estado em Poxoréo, estão à construção de 105 casas pelo Programa Morar Melhor (que já foram inauguradas) e a recuperação de estradas vicinais. O setor de saúde também tem recebido recursos, inclusive, nos próximos 20 dias, a Secretaria Estadual de Saúde deverá repassar equipamentos de laboratório. A intenção da prefeitura também é formalizar convênios com o governo do Estado para que sejam repassados recursos diretamente ao município para a recuperação de estradas estaduais. Segundo Souza Filho, o parque de máquinas pode atender as demandas. A secretaria de Obras possui nove caminhões, três patrolas e duas pás-carregadeiras, equipamentos que estão em bom estado.

A Feagropox recebeu também as visitas de várias autoridades, entre elas os deputados federais Welinton Fagundes (PL) e Celcita Pinheiro (PFL); o deputado José Carlos do Pátio; o prefeito de Itiquira, Ondanir Bortolini (PFL), o Nininho; mais os secretários Lourembergue Nunes Rocha (Ação Política), que é natural da cidade onde já foi prefeito; Ana Carla Muniz (Educação), Geraldo de Vitto (Administração); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Leovaldo Emanoel Sales; o presidente da Famato, Homero Pereira; e o ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343599/visualizar/