Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 08:25

    Imprimir


Já passa de 50 o número de mortos no acidente causado pelo descarrilamento de um trem nesta segunda-feira no Japão.

O trem, que levava cerca de 600 pessoas, saiu dos trilhos em Amagasaki, um subúrbio de Osaka, 410 km a oeste de Tóquio, e um de seus vagões atingiu um prédio residencial.

Estima-se que cerca de 300 pessoas ficaram feridas no acidente, o pior envolvendo trens em 40 anos no Japão.

A empresa responsável pelo serviço afirmou que está investigando o que pode ter causado a tragédia.

"A prioridade no momento é resgatar os passageiros", disse o presidente das Ferrovias do Oeste do Japão, Takeshi Kakiuchi.

Três horas depois do acidente, ocorrido às 09h20 do horário local (21h20 de domingo em Brasília), ainda havia várias pessoas presas nas ferragens do veículo.

Pressa

Autoridades ferroviárias afirmam que o trem havia perdido a linha de parada na estação anterior ao local do desastre, o que foi confirmado por passageiros.

"O trem passou sem parar pela estação anterior e teve que voltar, então eu acho que o condutor estava com pressa porque o trem estava atrasado", disse um sobrevivente à TV japonesa.

O condutor do trem teve ferimentos graves, mas parece ter sobrevivido ao acidente. Ele tem 23 anos e trabalha como condutor de trens há apenas um ano.

Sobreviventes também afirmaram que o trem estremeceu e aumentou a velocidade pouco antes do desastre.

O trem atingiu um carro em um cruzamento, mas não se sabe se o carro foi atingido antes ou depois do descarrilamento.

Escola

O primeiro vagão do trem, de um total de sete, se partiu em dois quando atingiu um prédio de apartamentos e chegou a dobrar em volta do edifício.

Há informações de feridos entre as pessoas que estavam no local no momento do desastre.

O trem, operado pela Companhia Ferroviária do Oeste do Japão, levava principalmente trabalhadores e crianças que iam para a escola.

Equipes de resgate usaram as cadeiras do trem como macas improvisadas, pois não havia equipamento suficiente para lidar com um acidente deste porte.

Os serviços de emergência instalaram grandes barracas perto do local do acidente para atender às vítimas.

O correspondente da BBC no local, Jonathan Head, afirmou que o sistema ferroviário japonês, usado por quase 60 milhões de pessoas diariamente, é considerado um dos mais seguros do mundo.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343705/visualizar/