Repórter News - reporternews.com.br
OSB abre temporada no Theatro Municipal do Rio
A Série Vesperal - fixa dentro da programação da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro - abre a temporada 2005 com um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro neste sábado, às 16h, tendo como tema "Os Caprichos", formato musical característico do período romântico.
A série, que terá quatro apresentações ao longo do ano - duas a cada semestre, é toda inspirada em concertos temáticos e tem como característica em comum a leveza das composições, próprias para o horário da tarde. Além de "Os Caprichos", fazem parte da programação concertos com base na obra de Shakespeare, um retrato multifacetado da América e uma apresentação com temas sobre Halloween. O gerente artístico da Fundação OSB, Leonardo Sá, ressalta que o imaginário popular serve de fio condutor entre todos os concertos que compõem o calendário da série.
A regência do concerto inaugural fica por conta do maestro-convidado José Maria Florêncio, brasileiro radicado na Polônia que está à frente da Orquestra Sinfônica de Poznan como diretor artístico e regente titular. Orlando Alonso toca o solo de piano.
O programa abre com "Capricho Italiano", do mestre russo Peter Tchaikovsky, seguido por "Rapsódia sobre um tema de Paganini", de Rachmaninoff, e encerra com "Capricho Espanhol", de Rimsky-Korsakov. Peça pitoresca e palatável, "Capricho Italiano" foi composto numa viagem de Tchaikovsky em 1888 à península italiana em que o compositor recolheu temas populares da região.
Na seqüência, será executada a obra-prima de Rachmaninov, discípulo de Tchaikovsky, constituída de 24 variações de um tema usado por Paganini em seus caprichos para violino solo, com destaque tanto para o piano como para a orquestra. A última parte do concerto apresenta um poema sinfônico composto em 1837 pelo russo Rimsky-Korsakov em que a orquestra ganha ares monumentais, com intenso "colorido ibérico".
Segundo Leonardo, os caprichos italiano e espanhol são "de grande comunicabilidade com o público". Leonardo destaca ainda que a execução, num mesmo programa, dos dois formatos de capricho é uma oportunidade rara para o público perceber os pontos de identificação, mas também as diferenças, entre as composições de Tchaikovsky e a de Rimsky-Korsakov.
O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, s/nº, Cinelândia, Centro do Rio.
A série, que terá quatro apresentações ao longo do ano - duas a cada semestre, é toda inspirada em concertos temáticos e tem como característica em comum a leveza das composições, próprias para o horário da tarde. Além de "Os Caprichos", fazem parte da programação concertos com base na obra de Shakespeare, um retrato multifacetado da América e uma apresentação com temas sobre Halloween. O gerente artístico da Fundação OSB, Leonardo Sá, ressalta que o imaginário popular serve de fio condutor entre todos os concertos que compõem o calendário da série.
A regência do concerto inaugural fica por conta do maestro-convidado José Maria Florêncio, brasileiro radicado na Polônia que está à frente da Orquestra Sinfônica de Poznan como diretor artístico e regente titular. Orlando Alonso toca o solo de piano.
O programa abre com "Capricho Italiano", do mestre russo Peter Tchaikovsky, seguido por "Rapsódia sobre um tema de Paganini", de Rachmaninoff, e encerra com "Capricho Espanhol", de Rimsky-Korsakov. Peça pitoresca e palatável, "Capricho Italiano" foi composto numa viagem de Tchaikovsky em 1888 à península italiana em que o compositor recolheu temas populares da região.
Na seqüência, será executada a obra-prima de Rachmaninov, discípulo de Tchaikovsky, constituída de 24 variações de um tema usado por Paganini em seus caprichos para violino solo, com destaque tanto para o piano como para a orquestra. A última parte do concerto apresenta um poema sinfônico composto em 1837 pelo russo Rimsky-Korsakov em que a orquestra ganha ares monumentais, com intenso "colorido ibérico".
Segundo Leonardo, os caprichos italiano e espanhol são "de grande comunicabilidade com o público". Leonardo destaca ainda que a execução, num mesmo programa, dos dois formatos de capricho é uma oportunidade rara para o público perceber os pontos de identificação, mas também as diferenças, entre as composições de Tchaikovsky e a de Rimsky-Korsakov.
O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, s/nº, Cinelândia, Centro do Rio.
Fonte:
JB Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343861/visualizar/
Comentários