Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 17:07

    Imprimir


Estudo encomendado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que existem hoje no Brasil 384 municípios em que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é de R$ 15 mil ao ano, o que representa mais do que o dobro da média nacional, de R$ 7,2 mil anuais. Em 1.080 municípios, essa média é superior à nacional. O PIB per capita é divisão de todas as riquezas (bens e serviços) produzidas numa região pela população daquela área.

Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se destacam por apresentar o maior número de municípios com o PIB superior à média nacional. Os dados divulgados se referem aos anos de 2001 e 2002. Desde 1997, uma estatística como essa não era apresentada. A idéia é que essas informações passem a ser divulgadas anualmente.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é importante que os municípios tenham esses dados disponíveis para poder atrair investimentos e planejar suas ações de geração de emprego e renda. "O estudo pode mostrar à prefeitura do município se suas políticas estão sendo corretamente aplicadas. Esse ano os novos prefeitos têm que elaborar o Projeto Plurianual e o PIB é um dado importante", ressaltou.

Ziulkoski afirmou que muitos dados puderam ser comprovados com a pesquisa. "Há hoje uma profunda guerra fiscal detonada pelos governadores em face da política fiscal brasileira", disse. Segundo ele, os estados querem aumentar o número os investimentos que recebem e acabam lançando mão da renúncia fiscal (isenção de impostos). Para ele, essa realidade gera uma desigualdade econômica entre municípios, já que alguns arrecadam e outros, não. Sem a arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICM) o estado fica com o PIB baixo e setores como educação e saúde acabam sem recursos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343885/visualizar/