Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 15:44

    Imprimir


O formato dos treinos classificatórios da Fórmula 1 pode sofrer mudanças, que estão sendo discutidas pelos donos das equipes.

Os chefões das escuderias se encontraram para o GP de San Marino na sexta-feira e terão outra reunião no sábado após a contundente rejeição que o atual regulamento sofreu, no qual o pole position é decidido somente na manhã do dia da corrida.

"Acredito que todos concordam que o formato atual não está funcionando," afirmou Paul Stoddart, proprietário da Minardi, cujos carros estão regularmente no final do grid de largada. "Certamente, o treino de domingo está condenado. Não acredito que encontrem alguém que o apóie, nem mesmo um. É um pato morto," acrescentou.

O treino classificatório se transformou em uma dor de cabeça para os organizadores da Fórmula 1 com suas várias mudanças nos últimos três anos, como resultado de mudanças técnicas e uma tentativa de deixar o esporte mais atrativo.

A velha briga direta entre pilotos pela pole mudou para um formato no qual cada um deles corre sozinho contra o relógio durante vários dias. A última versão, adotada este ano, determina a primeira sessão no sábado e a final no domingo de manhã, com a pole sendo decidida com a soma dos dois tempos.

As redes de TV criticaram fortemente o atual formato, em que nada é decidido no sábado à tarde e limitando a quantidade de espectadores no domingo de manhã, quando muitas pessoas têm outros compromissos.

Stoddart afirmou que nenhuma decisão definitiva foi tomada no encontro de sexta-feira e que não espera que algo mude durante o fim de semana.

"Acredito que isso tudo envolva um apoio maior para que se possa mudar algo. Há um sentimento geral de que nós não vamos mudar nada a menos que essa mudança seja muito bem pensada, apoiada por todos e que seja permanente. Esta é a quinta ou sexta? Perdi as contas," disse o dono da Minardi a respeito das várias mudanças.

"Seja como for, isso é demais," afirmou Nick Fry, que sugeriu que os treinos classificatórios fossem divididos em três sessões no sábado.

Todos os carros correriam por 15 minutos. Depois desse período os cinco mais lentos teriam que parar durante cinco minutos. Os outros 15 restantes correriam novamente para eliminar mais cinco carros. Os dez que ficassem teriam mais 20 minutos para brigar pela pole.

Outra sugestão foi a de se ter duas sessões de meia hora no sábado. A primeira com pouco combustível e a segunda com tanque cheio, ou ainda o retorno para o formato antigo com sessões na sexta e no sábado.

Qualquer mudança tem que ser aceita por unanimidade por todos as equipes e pela FIA. "A eliminatória é uma das formas de se fazer isso," declarou Stoddart. "Pelos os interesses da Fórmula 1 não estou excluindo nada. Nem mesmo um sistema classificatório que diminuiria nosso tempo de corrida," concluiu.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343904/visualizar/