Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 08:09

    Imprimir


Já está tudo finalizado. A movimentação para o grande ato de filiação ao Partido Progressista (PP) começa cedo na segunda-feira (25). Confirmadas presenças de lideranças nacionais e estaduais. A atração para a solenidade com entrada franca está confirmada com o Grupo Dois a Um, Pescuma, Henrique e Claudinho a partir das 15 horas no Centro de Eventos Pantanal. Expressões locais aderem ao partido progressista com vistas às próximas eleições.

O ato de maximização de expressões políticas municipais e estaduais objetiva a reedição da aliança Mato Grosso Mais Forte, que elegeu Blairo Maggi (PPS) governador.

A expectativa de público para a solenidade de filiação é de cerca de sete mil simpatizantes. Confirmaram participação, o presidente nacional da legenda, deputado Pedro Corrêa (PP/PE), e o líder do partido na câmara José Nanene.

Este é o atual PP

Números de Prefeitos filiados no PP em MT: 22

Números de vereadores em MT:154

Deputados estaduais: 74 em todo o Brasil

Deputados estaduais em MT: 1

Deputados distritais: 2

Deputados federais: 51

Federal por Mato Grosso: 2 (Lino Rossi/Pedro Henry)

Vice-governadores: 3 (Goiás, Amapá e Tocantins)

Vereadores em Cuiabá: Marcus Fabrício e Lutero Ponce

Presidente do PP/MT : Francisco Tarqüinio Daltro “ Chico Daltro”

Presidente do PP em Cuiabá: Marcus Fabrício

Presidente Nacional do Partido Progressista (PP): Pedro Corrêa – PE

PREVISÃO PARA DEPOIS DOGRANDE ATO EM SE TRATANDO DE MT

PREFEITOS, DEVE ATINGIR 43

VEREADORES: DEVERÁ CHEGAR A 270

DEPUTADOS ESTADUAIS: 5

Pulsionado pela grande liderança que exerce o deputado Riva, o PP vai receber as filiações de Eliene Lima, Alencar Soares e Campos Neto (todos com mandato de deputado) e somarão representatividade na Assembléia Legislativa de Mato Grosso com o pepista Chico Daltro.

Riva, Alencar e Neto concorrem à reeleição. Eliene e Daltro concorrem à Câmara Federal juntamente com Lino Rossi. Seu líder maior no estado, deputado federal Pedro Henry tem garantido, pelo arco de aliança, o direito de concorrer ao senado federal.

Trajetória política do deputado Riva

O deputado Riva tem uma trajetória pública marcada por muita luta, trabalho e coerência política. Já disputou quatro eleições estaduais e é um dos políticos mais experientes de Mato Grosso. Com quase dez anos de mandato na Assembléia Legislativa, tornou-se presidente da Casa e primeiro secretário por três vezes, ocupando os dois cargos mais importantes do Poder.

Riva também entrou para História por ter sido o deputado mais votado do Estado por duas vezes consecutivas. Em 1998 com 29.777 mil votos, e em 2002, com 65.389 votos. Riva também conseguiu outra façanha: foi eleito o Deputado Estadual mais votado proporcionalmente do Brasil.

Iniciou sua carreira política em Juara, em 1982, quando venceu as eleições para prefeito do município para a gestão de 1983 a 1988. Na época, tornou-se o mais jovem prefeito do Brasil.Revelou-se um exímio administrador e praticamente viabilizou o primeiro impulso de desenvolvimento a Juara.

As dificuldades enfrentadas na prefeitura lhe deram a noção da importância da política municipalista, que viria a ser uma de suas principais bases na vida pública. “É no município que as coisas acontecem, que os problemas afetam diretamente as pessoas. Portanto, nada mais prático do que investir nos municípios para corrigir as distorções sociais”, afirma.

A primeira disputa para deputado estadual ocorreu em 1990, quando Riva ficou com a segunda suplência.

O êxito da trajetória política rumo ao Palácio Filinto Müller ocorreu em 1994, quando foi eleito com 8.090 votos. Nesse primeiro mandato Riva conseguiu se eleger primeiro-secretário da Mesa Diretora para o biênio 1995 e 1996. No biênio seguinte, confirmou seu poder de liderança e articulação política e se tornou presidente do Legislativo Estadual.

Riva foi reeleito em 1998 como o deputado mais votado, com 29.777 votos. Voltou a ocupar a presidência da Casa no biênio 1999/2000 e, para decretar a sua habilidade de articulação junto à classe política, retornou à primeira-secretaria para o biênio 2001/2002. DE 2002 A 2004 estava ele presidindo novamente a casa de leis estadual. Riva assumiu a primeira secretaria no começo de 2005 onde permanecerá até 2006.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344021/visualizar/