Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 11:14

    Imprimir


A Embrapa comemora na próxima semana seus 32 anos de trabalho com uma série de lançamentos como as 22 novas variedades agrícolas, das quais 13 são cultivares de soja transgênica - para plantio no Brasil -, sete de soja convencional e outros dois tipos de trigo para o Paraná. Silvio Crestana, diretor-presidente da entidade, apresentará na segunda-feira em Brasília outras novas tecnologias como o mapeamento inédito em relevo de todo o território brasileiro e um bioinseticida bacteriano para controle de larvas do mosquito transmissor da dengue e de borrachudos.

Com relação à soja transgênica, na safra 2004/2005, a multiplicação das sementes de soja geneticamente modificada da Embrapa foi realizada por 250 produtores de sementes de oito fundações de apoio à pesquisa, de todas as regiões produtoras de soja. "A Embrapa e seus parceiros produziram semente em 26,8 mil hectares, resultando em 670 mil sacas, que serão multiplicadas novamente na safra 2005/06, antes de chegarem, em grande escala, às mãos dos agricultores brasileiros", explica o gerente de propriedade intelectual da Embrapa, Filipe Teixeira.

A Embrapa desenvolve pesquisa com transgênicos desde 1996, quando a instituição - em parceria com a iniciativa privada - passou a incorporar às suas cultivares de soja genes que são tolerantes a herbicidas. Desde então, a entidade firmou um contrato de pesquisa com a empresa Monsanto que permitiu o acesso ao gene que confere resistência à planta de soja ao herbicida Roundup Ready (RR), cujo princípio ativo é o gliphosate.

Em 2000, foi assinado outro contrato permitindo a exploração comercial do gene inserido nos materiais genéticos de sua propriedade. Assim, a Embrapa introduziu o gene RR ao seu Banco de Germoplasma, que apresenta plantas de soja com alta capacidade de adaptação, boa qualidade de sementes, resistência às principais doenças de soja e ainda alto potencial de rendimento.

"O desenvolvimento de soja transgênica é uma pesquisa paralela da Embrapa Soja, mas continuaremos buscando soluções para os problemas limitantes da cultura da soja convencional", avalia João Flávio Veloso Silva, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Unidade.

Outras tecnologias

Segundo o Ministério da Agricultura, o trabalho de mapeamento do Brasil foi obtido a partir de imagens captadas do espaço que mostram montanhas, erosões, encostas e todo tipo de elevação ou desnível da superfície terrestre. O conjunto de imagens estará disponível a partir da semana que vem no site da Embrapa (www.embrapa.gov.br). Os mapas, além de ajudarem aos programas de manejo de bacias hidrográficas e o zoneamento ecológico e econômico, também vão beneficiar as telecomunicações ao identificar melhores posições para as torres de transmissão.

Já o bioinseticida bacteriano para controle de larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e de borrachudos (Simullium spp) é resultado de uma parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa privada de pesquisa Bhtek. Nos experimentos realizados em caixas d'água, em Brasília, o índice de mortalidade de mosquitos chegou a 100%.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344233/visualizar/