Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 07:46
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Há exatos 20 anos morreu o ex-presidente da República Tancredo Neves, o primeiro civil a ser escolhido para o cargo após duas décadas de ditadura militar. Até hoje, o mineiro vive na lembrança dos brasileiros e é tido como um dos grandes influenciadores da política mato-grossense.

Tancredo participou da fundação do PMDB estadual. Em janeiro de 1985, logo depois de vencer a primeira eleição indireta para presidente desde o golpe militar de 1964, o líder peemedebista veio a Mato Grosso. A visita ocorreu três meses antes de sua morte, que marcou a história do país e causou comoção nacional.

De acordo com o ex-deputado e ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, Tancredo participou, em Barra do Garças, do grande comício estadual para marcar a fusão do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Popular (PP), que deram origem ao PMDB. Ulisses Guimarães também participou do evento.

À época, segundo Palma, o PMDB passou a ser o maior partido no Estado. Após a visita de Tancredo, a sigla se popularizou também em todas as regiões de Mato Grosso. Só em Cuiabá seriam mais de 15 mil filiados, número alto até para os padrões atuais, já que o PMDB conta hoje com aproximadamente 10 mil filiados. Junto com Ulisses Guimarães, Tancredo concedeu entrevistas em Cuiabá e participou no mesmo dia do comício em Barra do Garças (distante 494 km da Capital). De lá, retornou a Brasília. Os antigos correligionários ainda guardam lembranças do episódio. "Naquela época, eu era deputado estadual e trabalhava candidatura a federal. Resolvemos fazer o comício em Barra, que marcou muito a história do partido. A partir daí, o PMDB deu um salto em crescimento. Todo mundo queria estar no partido do homem escolhido para representar todo o movimento em favor da redemocratização do Brasil", afirmou ontem, Palma.

Tancredo morreu antes de tomar posse, segundo o boletim oficial, acometido por uma diverticulite aguda.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344687/visualizar/