Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 17:07
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O projeto Parceria Rural – Pecuária, do Governo do Estado, começa nesta quarta-feira (20) mais uma etapa do curso de vaqueiro. Desta vez, duas equipes desenvolvem simultaneamente o curso nos Municípios de Nossa Senhora do Livramento (Baixada Cuiabana) e Castanheira (779 km ao Noroeste de Cuiabá). O curso é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).

De acordo com a assessora especial de Trabalho e Emprego da Setec, Carla Gubert Sousa, foi devido à demanda de alunos interessados que surgiu a necessidade da ampliação da oferta de qualificação profissional. “Isso justifica a realização do curso em dois Municípios no mesmo período. Temos duas equipes de profissionais, uma estará ministrando o curso em Castanheira e outra em Nossa Senhora do Livramento”.

Cada Município contará com cerca de 15 alunos, que aprenderão noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.

“Este tipo de aprendizado faz com que, após o curso, esses profissionais tragam produtividade para a propriedade onde forem trabalhar. Eles aprendem a não desperdiçar, tratando a fazenda como seu próprio negócio”, destacou o assessor especial de trabalho e emprego da Setec, Frederico Ojeda

Para o desenvolvimento do projeto, o Governo de MT conta com o apoio das parcerias com pecuaristas da região. São eles que cedem o espaço físico para a realização do curso de vaqueiro. “Além de colaborar, estamos suprindo a necessidade de mão-de-obra qualificada, principalmente no que diz respeito à pecuária moderna. É preciso ensinar, para mais tarde, exigir desses profissionais”, destacou o pecuarista Gilson Arruda, proprietário da fazenda Campo Belo, local onde está sendo realizado o curso de vaqueiro em Nossa Senhora do Livramento.

O prefeito de Castanheira, Genes de Oliveira Rios, também apoia o Parceria Rural e pela primeira vez, a fazenda Montanha, de sua propriedade, servirá como campo de trabalho para os alunos do curso. “Mesmo sendo comum a profissão de vaqueiro no Estado, os trabalhadores demonstram-se despreparados para a função. Deixam a desejar principalmente no trato com o rebanho. O Curso é uma forma de melhoria de trabalho, o que garante no futuro, boas oportunidades de emprego”, salientou.

A secretária Terezinha Maggi, também associa o sucesso desses cursos na área da Pecuária à parceria entre o Governo do Estado e os pecuaristas, que contribuem com recursos para a implementação de projetos de geração de emprego e renda.

"É uma comunhão de esforços. Os próprios pecuaristas reconhecem a necessidade de investir em qualificação, pois são eles que mais sofrem com a falta de mão-de-obra qualificada. Mato Grosso está repleto de pecuaristas com visão, de gente que sabe que sem qualificação, tanto o trabalhador, quanto o dono da fazenda e também os animais sairão perdendo".

Os Municípios de Juruena (880 km ao Noroeste de Cuiabá) e Santo Antonio do Leverger (Baixada Cuiabana) serão os próximos a serem atendidos com o curso de Vaqueiro.





Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344833/visualizar/