Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Abril de 2005 às 18:30

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa nas próximas quinta e sexta-feira (21 e 22), na Cidade do México, da 14ª Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA). Promovido pela Organização Pan-americana de Saúde (OPS), o evento vai discutir os planos de ação do Centro Pan-americano de Febre Aftosa e da OPS/OMS para 2006 e 2007.

Na oportunidade, serão debatidos também os relatórios da 10ª Reunião do Comitê Hemisférico para Erradicação da Febre Aftosa (Cohefa ) e da 4ª Reunião da Comissão Pan-americana de Inocuidade de Alimentos (Copaia), que serão realizadas dias 19 e 20, respectivamente.

O RIMSA, cuja abertura ficará a cargo do presidente mexicano Vicente Fox, contará neste ano com a participação, já confirmada, de 30 ministros de Agricultura e Saúde das Américas para debater temas que vão do combate a zoonoses (doenças animais) ao intercâmbio de conhecimentos e experiências em programas de prevenção e controle sanitário, proteção de alimentos e outras enfermidades.

Além de palestras, o encontro terá apresentações de painéis sobre a situação das enfermidades animais e o Código Zoosanitário Internacional como base para a tomada de decisões políticas e comerciais; as funções dos setores público e privado da agricultura, pecuária e saúde na erradicação da fome e da pobreza em zonas rurais do continente e a cooperação entre países na área do comércio internacional de alimentos e suas conseqüências para a saúde e o desenvolvimento.

Segundo o chefe da Unidade de Saúde Pública Veterinária da OPAS, Albino Belotto, o encontro vai fortalecer a integração dos setores de saúde e agricultura dos países americanos, especialmente na zona rural, além de consolidar alianças já existentes entre os setores público e privado.

Criada em 1902, a OPAS é a organização de saúde pública mais antiga do mundo e opera nas Américas como escritório regional da Organização Mundial da Saúde, buscando elevar a qualidade de vida no continente.

No encerramento dos trabalhos serão avaliados os avanços obtidos na área de segurança alimentar, com base em enfoques inovadores centrados no desenvolvimento local.





Fonte: FOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345200/visualizar/