Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 17:07
Por: Ernesto Batista

    Imprimir


São Luís - O arcebispo de São Luís, Dom Paulo Ponte, denunciou nesta terça-feira que dez igrejas da capital maranhense foram arrombadas nos últimos dois meses. O religioso sustenta a hipótese de que esses arrombamentos estão sendo praticados por uma quadrilha especializada em roubo a igrejas.

Os crimes cometidos contra o patrimônio da igreja católica em São Luís têm uma singularidade. Os bandidos não roubaram relíquias ou imagens que possam atingir um alto valor no mercado negro de arte sacra. "Os arrombadores foram em busca dos equipamentos de som que usamos para celebrar missas e realizar atos religiosos", observou Dom Paulo.

O religioso informou que o Palácio Episcopal - um prédio construído no século XVIII, no centro de São Luís e que é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - também já foi alvo da ação de arrombadores. "Só não sei dizer se foi o mesmo grupo", comentou o arcebispo de São Luís.

Entre as igrejas assaltadas estão outros templos tombados: a Igreja dos Remédios, construída no estilo neo-gótico, no século XIX, e a igreja de Santo Antônio, erguida no século XVIII e única igreja construída no estilo manuelino no Nordeste. Além disso, as igrejas localizadas ao longo dos rios Anil (2) e Bacanga (5) e uma no bairro do São Francisco, considerada área nobre, também foram alvo dos arrombadores.

O arcebispo de São Luís disse que a Arquidiocese não registrou nenhuma queixa quanto aos arrombamentos registrados nos últimos trinta dias. "Estou orientando que cada uma das comunidades vítimas destas ações procure as vias legais individualmente."





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345228/visualizar/