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Educação/Vestibular
Terça - 19 de Abril de 2005 às 10:54
Por: SORAIA FERREIRA

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A Secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, visita nesta terça-feira (19.04) os alunos da Escola Indígena Central Diauarum, localizada no município de Marcelândia e pertencente ao Parque Indígena Xingu. Além de participar das comemorações do Dia do Índio, ela também irá vistoriar as obras de construção de duas salas anexas da Diauarum, na aldeia Tuba Tuba.

“Os povos indígenas vêm perdendo espaço no decorrer desses anos, e se vêem obrigados a se adequarem à vida moderna. Nesses casos, a educação se faz necessária. O governo do Estado ampliou os investimentos em educação indígena, fortalecendo a formação de professores na área e priorizando a construção de escolas em aldeias”, destaca a secretária.

De acordo com Ana Carla, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém 21 escolas indígenas, que possuem mais de 3,5 mil alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio, e ainda ajuda a manter, em parceria com Prefeituras, outros 6,5 mil estudantes. “Cada escola, localizada nas mais diversas aldeias, apresenta a sua especificidade, com diferenças, costumes, tradições, cosmologia e formas de organização social, o que lhes confere o direito a uma organização escolar específica”, salienta.

Para dar suporte a essas necessidades, o governo do Estado, em uma ação inédita, criou em 2001 a primeira turma do Ensino Superior Indígena que será formada em julho de 2006. Serão 200 professores formados de 33 etnias, de 41 Municípios que atuam nas escolas indígenas, sendo 22 etnias de Mato Grosso e outras 11 de outros Estados.

“A formação dos professores indígenas é um avanço para a qualidade de ensino nas aldeias”, frisa Ana Carla. O curso é realizado no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres. Dando continuidade a esse projeto a Seduc abriu, em 2005, mais 100 vagas para o 3º Grau Indígena.

A rede física também é priorizada. Das 32 novas unidades escolares construídas em 2004, por meio do programa Escola Atrativa de Planejamento Estratégico, 12 são indígenas. “Outras quatro escolas também estão sendo construídas e serão entregues em breve”, frisa a secretária.

XINGU – Além das salas da Tuba Tuba, a Diauarum possui salas anexas em mais 10 aldeias, atendendo um total de 317 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

A Seduc mantém mais três escolas estaduais no Parque Indígena Xingu, que juntas atendem 1.115 estudantes índios. São elas: escolas indígenas Centrais de Ikepeng; Kabib da comunidade Kuikuro; Leonardo Villas Boas. Juntas as unidades possuem 34 salas anexas.

No Parque, a Seduc ainda oferece formação inicial em nível de Ensino Médio a 42 professores indígenas, com o projeto Urucum Pedra Brilhante. De acordo com a equipe de educação indígena da Seduc, a maioria dos profissionais que lecionam nas escolas do Xingu, participa do projeto 3º Grau Indígena.

O Parque Indígena do Xingu foi criado pelo Decreto nº 50.455, de 14/04/1961, assinado pelo presidente Jânio Quadros e está localizado na região Nordeste de Mato Grosso. Habitam o Parque aproximadamente 4.043 de 14 povos indígenas.

DIA DO ÍNDIO - A criação do Dia do Índio ocorreu durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940. Os índios foram convidados a participarem, mas acostumados com perseguições e traições, recusaram. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, eles resolveram comparecer. A partir de então, esse dia foi dedicado à comemoração do Dia do Índio, 19 de Abril.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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