Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Dezembro de 2012 às 09:49

    Imprimir


Lideranças de diversos partidos se reuniram com o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB), e definiram que, na próxima semana, será convocada uma sessão para apreciar o pedido de urgência para votação da derrubada do veto que a presidente da República, Dilma Rousseff, fez à lei que redistribui os royalties do petróleo. Dilma retirou do texto os recursos provenientes dos contratos já licitados.

O deputado Marcelo Castro (PMDB/PI) informou que cada coordenador de bancada da Câmara e do Senado está buscando as assinaturas necessárias – são 257 na Câmara e 41 no Senado.

Os deputados traziam camisetas com a frase: “Veto aos royalties, uma injustiça com o Brasil”. Eles pedem a redistribuição total dos royalties, incluindo os provenientes dos contratos já licitados.

O deputado Alessandro Molon (PT/RJ) foi o único representante dos Estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) que participou da reunião. Ele fez um apelo para que o veto não fosse votado, porque isso, segundo ele, levará à judicialização da questão.

Distribuição igualitária - A lei aprovada no Congresso (12.734/12) previa uma distribuição mais igualitária dos royalties entre todos os Estados e municípios. Hoje, os chamados Estados produtores recebem parcela muito maior desse dinheiro. A presidente da República, no entanto, limitou as novas regras de distribuição aos contratos novos. Para os poços já em exploração, continuam valendo as regras atuais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34538/visualizar/