Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Abril de 2005 às 09:44
Por: Clarissa Mangueira

    Imprimir


São Paulo - O analista e consultor de investimentos Humberto Casagrande avaliou que propostas como a do crédito consignado e a do Banco Popular podem ajudar a economia brasileira. "São medidas como essas e outras coisas criativas que vão ajudar a mudar um pouco a cara do Brasil e a diminuir um pouco a nossa dependência do setor externo e uma série de outras coisas que nos prejudicam tanto", afirmou em entrevista ao Conta Corrente, da Globo News.

Segundo o consultor, o que se espera agora por parte do governo é alguma proposta mais criativa. "Uma política econômica que esteja mais de acordo com os anseios do País e com as necessidades de uma economia como o Brasil", ressaltou. "Essa política ortodoxa só de juros foi muito válida no momento de transição do governo, em que havia um nervosismo grande e era necessário manter a economia sobre controle."

Exportação

Apesar das reclamações dos exportadores sobre a valorização do câmbio, Casagrande avalia que o setor está tendo uma compensação pelos juros altos. "Está havendo um certo subsídio do governo para a exportação. Quando o grande exportador fecha um ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) e aplica os recursos a estes juros exorbitantes que nós temos aqui, ele compensa esse valor mais baixo do crédito produzindo esse milagre de dólar em baixa e saldo comercial crescente."

Vulnerabilidade

Para o analista, a economia brasileira ainda está vulnerável a fatores externos. "O crescimento do Brasil foi muito calcado no crescimento da China e nas exportações. E houve no final de 2004 um esboço de um crescimento generalizado. Mas eu não acredito que esse crescimento esteja consolidado", disse. Acredito que existam algumas vulnerabilidades que, inclusive, ensejariam uma política monetária um pouco mais frouxa no sentido de retomar a economia. Até porque a metas de inflação que foram colocadas para 2005 já estão comprometidas."





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345417/visualizar/