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Politica Brasil
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 07:28
Por: Guto Barra

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Quase dez anos depois de se tornar um dos mais aclamados músicos da cena alternativa americana, Beck volta a inovar. Não que o cantor e compositor californiano tenha perdido a mão em discos como Mutations, Midnite Vultures e Sea Change, mas Guero resgata a mistura de ironia e criatividade pela qual ele ficou conhecido na época de álbuns hoje "clássicos", como Mellow Gold e Odelay.

Por saudosismo ou falta de opções de qualidade no mercado, o público tem respondido bem: "Guero" já está há três semanas bem-posicionado na parada da Billboard (mesmo depois de ter "vazado" para a internet semanas antes do lançamento) e um show "surpresa" em Nova York na sexta-feira teve ingressos esgotados em menos de dez minutos.

Beck tinha se tornado a voz dos anos 90 com hits como Loser, Devil's Haircut e New Pollution. Longe de comparações com contemporâneos como Nirvana, Smashing Pumpkins ou Jane's Addiction, ele soa ainda mais talentoso.

O músico preferiu, no entanto, pegar um desvio do caminho mais óbvio. Em 1998, inspirado por uma série de discos brasileiros adquiridos no Japão, gravou o acústico Mutations, que trazia a faixa Tropicália. Em 2000, foi a vez de brincar com referências dos anos 80 em Midnite Vultures e, dois anos depois, ele sucumbiu à letargia musical no bom, mas sonolento, Sea Change.

Agora ele volta com uma sonoridade que resume os melhores momentos de suas fases, com pitadas de novidade. E uma nova banda garante a credibilidade da volta. Ele subiu ao palco do Hiro Ballroom (um restaurante em hotel chique em Manhattan) na sexta-feira acompanhado de baterista, baixista e guitarrista (os dois últimos também têm teclados e todos fazem backing vocals).

A sonoridade é mais pesada do que nos discos - e os elementos dos anos 80 (efeitos de voz e sintetizadores) são mais discretos. Outra referência de décadas passadas pode ser vista no dançarino desengonçado que distrai o público no melhor estilo Happy Mondays.

No repertório estão sete das mais dançantes faixas do novo álbum, incluindo Guero, E-Pro, Hell Yes e Black Tambourine, que abre o show. Devil's Haircut e Where It's At levantam o público e têm elementos mais eletrônicos (na última, Beck arrisca "scratches" em uma picape, mas não impressiona). Nicotine & Gravy e Get Real Paid representam Midnite Vultures, enquanto as faixas de Sea Change e Mutations parecem ter sido engavetadas.

Beck havia feito um show nos mesmos moldes em Londres, poucas semanas antes. Em Nova York, ele também foi a atração do humorístico Saturday Night Live. As apresentações promocionais também servem de aquecimento para a turnê européia que começa em maio.





Fonte: Planet Pop

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