Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Abril de 2005 às 23:00

    Imprimir


Começa hoje em Barra do Bugres a primeira etapa do 2º Campeonato Estadual de Pesca, juntamente com o 11º Festival Regional de Pesca do município, no encontro dos rios Bugres e Paraguai.

Este ano o Campeonato Estadual contará com a participação de 21 municípios de diversas regiões do Estado, compreendendo as bacias hidrográficas da Amazônia, Araguaia e Pantanal.

No ano passado, as etapas do campeonato foram realizadas em 14 municípios onde já existiam competições de pesca esportiva consolidadas. Para este ano, a regra continua valendo, integram o Campeonato Estadual os torneios municipais realizados há mais de 4 anos.

A competição mobilizou 560 equipes e mais de 1,5 mil pescadores esportivos de várias regiões do país. Os festivais de pesca, na modalidade pesque-e-solte, também fomentam a economia local, com a geração de empregos e renda.

As especificidades de cada competição municipal são respeitadas pelo regulamento do campeonato estadual, que explicita que em cada etapa são válidas as normas ditadas pelos municípios sede.

No entanto, para o torneio municipal integrar o campeonato estadual é preciso seguir três normas básicas: estabelecer a pratica da pesca esportiva (em que o peixe depois de medido é devolvido ao rio), embarcada e com no mínimo de dois participantes por equipe.

Para concorrer ao prêmio de um carro zero km e motores de popa 15 hp, os competidores devem participar obrigatoriamente de no mínimo três etapas.

A pontuação para o 2º CEP obedece a ordem de classificação das equipes em cada município, desconsiderando os pontos do torneio municipal. Dessa forma, para o circuito estadual o primeiro colocado, na etapa, conquista 100 pontos, o segundo 90, o terceiro 80 e assim, sucessivamente, até chegar ao décimo colocado, com 10 pontos.

Depois de 21 etapas, o circuito estadual termina em setembro simultaneamente ao 26º Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP), no pantanal mato-grossense.

O evento, realizado pelo Governo do Estado em parceria com prefeituras e empresários do setor, tem como metas fortalecer o turismo interno, incentivar a pesca esportiva e estimular as ações de preservação ambiental.

Calendário

Depois da abertura do campeonato em Barra do Bugres, a próxima etapa será realizada no município de Santa Rita do Trivelato, no dia 5 de junho.

Em julho serão realizadas mais cinco etapas: em Tangará da Serra (dia 3), Aripuanã (dia 10), Juara (dia 24), Luciara (dia 24), Nova Xavantina (dia 31). Em agosto, promovem novas classificatórias nos municípios de Cocalinho (dia 07), Brasnorte (dia 14), Sinop (dia 21) e São José do Rio Claro (dia 28).

Em setembro o campeonato entra na reta final com dez competições que começam em Porto Esperidião, Sapezal e Juína (dia 4); Paranaíta, Barra do Garças e Pontes e Lacerda (dia 11); Sorriso, Vila Bela da Santíssima Trindade e Castanheira (dia 18).

A final do Cacmpeonato Estadual de Pesca será no município de Cáceres, no dia 25 de setembro, dentro da programação do 26º Festival Internacional de Pesca (FIP). Em 1995, o evento entrou para o Guinnes Book como o maior do mundo na categoria de pesca em rios. (AM)





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345814/visualizar/