Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 13:40

    Imprimir


Havana - Um estudo de pesquisadores cubanos alerta para a possibilidade de haver alguma influência de perturbações eletromagnéticas provocadas pelo Sol sobre a ocorrência de enfartes em pessoas propensas a ter doenças cardiovasculares.

Os cientistas cruzaram dados de 5.172 pessoas de várias idades que sofreram enfarte do miocárdio, tratadas em hospitais de Havana, com registros de ocorrência de tempestades solares eletromagnéticas.

Com auxílio de softwares, eles constataram aumentos no número de mortes entre os cubanos maiores de 64 anos coincidindo com estes fenômenos solares. Contrariando a idéia corrente, foi no inverno, e não no verão, que ocorreram mais enfartes fatais, quando ocorriam também tempestades eletromagnéticas.

"Os médicos estão acostumados a levar em conta pressão, temperatura e humidade (como fatores desencadeantes de enfarte), mas não trabalham com esta parte do meio ambiente que é o eletromagnetismo a que estamos submetidos", comentou o físico Ramón Rodríguez Taboada, que fez a pesquisa em parceria com o engenheiro Pablo Sierra Figueredo.

"O corpo humano é capaz de sentir o estresse provocado pelo meio eletromagnético", lembrou ele. O enfarte do miocárdio é a principal causa de morte em Cuba, segundo as autoridades.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346041/visualizar/