Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 11:33

    Imprimir


A Oficina Sindical da Região Araguaia, realizada de 11 a 14 de abril, em Barra do Garças (500 km de Cuiabá), atendeu uma demanda específica dos funcionários dos 13 sindicatos rurais que participaram do evento. Foram repassadas, além da programação normal, palestras sobre o Ato Declaratório Ambiental (Ada), Declaração do Produtor (DP) e Arrecadação e Benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). As palestras sobre o Ada e o DP aconteceram na manhã desta quinta-feira (14/04) e foram ministradas pelos técnicos da Famato, Joany Marcelo Arantes e Benedito Paulo Nunes. No período da tarde o auditor do INSS, Marcos Rogério Alves Ribeiro, falou sobre Arrecadação e Benefícios. São assuntos que fazem parte da rotina dos sindicatos e geram muitas dúvidas. Os cerca de trinta funcionários participaram ainda das palestras do módulo Qualidade no Atendimento.

Durante os dois primeiros dias da oficina, a psicóloga Jussara Monteiro realizou palestras e dinâmicas de grupo, que remeteram os participantes a situações do cotidiano dos sindicatos. A responsabilidade dos funcionários junto ao sistema sindical e a sociedade foram discutidas. “Com certeza, tudo o que foi passado faz parte do nosso dia-dia. Ela nos ensinou a buscar soluções, mostrando que temos armas para fazer o que o produtor solicita”, afirmou Maria das Graças Nóbrega, do sindicato de Rondonópolis.

A assessora Jurídica da Famato, Elizete Araújo, falou sobre Contribuição Sindical. Foi esclarecida a obrigatoriedade do pagamento, quem é o público devedor, para que os funcionários sindicais possam orientar os produtores sobre o assunto. “Os funcionários serão testados quando chegar a cobrança e eles tiverem que dar todo o esclarecimento aos produtores. São lançadas 48 mil guias pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, todo ano, e deste total, 10% a 20% dos produtores têm dúvidas e ligam para a Famato”, disse a assessora Jurídica. A partir desta capacitação, a expectativa do setor é de que os produtores consigam sanar suas dúvidas na base. O assessor sindical da federação, Sérgio Roberto Oliveira, que coordena o evento ministrou a palestra “O sindicato que temos/O sindicato que queremos”.

A Oficina Sindical da Região Araguaia, que contou com o apoio do supervisor do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Dolor Vilela, reuniu funcionários de sindicatos de Água Boa, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Confresa, Nova Xavantina, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, São Félix do Araguaia e São José do Xingu.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346081/visualizar/