Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 08:33

    Imprimir


A 30ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) será aberta hoje, às 8 horas, com a apresentação das escolas e equipes, no Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segundo a Diretoria de Desporto e Recreação (Didel) da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel), o evento espera reunir 4 mil alunos atletas, representando 66 escolas, que disputarão 14 modalidades desportivas individuais e coletivas. Os jogos acontecerão nas quadras externas e ginásio da UFMT, assim como nos Ginásios Dom Aquino, “Verdinho” e da Lixeira. Os JECs prosseguirão até o dia 30 de maio.

A particularidade do evento em 2005 é que, a partir de agora, a escola campeã da competição do ano anterior organiza o acendimento da pira olímpica. Como a instituição campeã dos jogos em 2004 foi o Colégio Isaac Newton (CIN), a escola teve o direito de ser a sede dessa solenidade. O evento aconteceu na manhã de hoje (14) na quadra coberta da instituição, localizada no bairro Baú, e reuniu alunos da escola e atletas dos JECs. A pira olímpica permanecerá acesa durante a realização do evento. Na manhã deste sábado, a tocha olímpica será levada por alunos/atletas dos jogos do CIN até o Ginásio da UFMT para acender a pira olímpica da competição.

O professor Pedro Sinohara, diretor da Didel, explica que a quadra 500 metros de distância a tocha será conduzida por diferentes alunos/atletas - assim como as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá - até chegar ao local da solenidade onde os alunos estarão aguardando a tocha para a abertura oficial do evento. O professor estima que do CIN até o Ginásio da UFMT o percurso será de aproximadamente 2 mil metros. “A cada 500 metros alternam-se os alunos, mas eles continuam correndo acompanhando o grupo maior”, assinala.

A corrida sairá do CIN pela Avenida do CPA, seguindo pela Avenida Miguel Sutil, até o Viaduto do Coxipó, acessando a Avenida Fernando Corrêa da Costa até chegar à UFMT”, relata. Os JECs, em sua 30ª edição, devem reunir uma equipe técnica de cerca de 50 profissionais da Didel, entre mesários, juízes e equipe de apoio. O coordenador dos JECs, professor Hildebrando Daltro Júnior, esclarece que a competição foi dividida em duas categorias: A (para os nascidos entre 1988 e 1990) e B (para os nascidos entre 1991 e 1994). Dos jogos sairão as seleções da categoria A que irão defender a Capital nos Jogos Estudantis Regionais e nos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

Os Jogos Estudantis Regionais acontecerão no mês de junho, em Várzea Grande, enquanto os Jogos Estudantis Mato-grossenses serão realizados em agosto, na cidade de Campo Novo (a 291 km de Cuiabá). Já na categoria B, as seleções das escolas campeãs vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), que acontecerão em novembro, no Distrito Federal (Brasília). Para o professor Hildebrando, os jogos têm dois objetivos básicos: a confraternização e a revelação de talentos.

“O primeiro objetivo dos JECs é o congraçamento dos alunos. Nos jogos, há uma confraternização dos alunos de escolas públicas e privadas, do Município, do Estado e da União. O esporte faz parte da educação. E, segundo, é uma forma de definirmos nossas seleções representantes nos jogos dentro e fora do Estado”, avalia. Os jogos acontecerão sempre a partir das 18 horas, durante a semana, e, a partir das 8 horas, nos finais de semana. As modalidades a serem disputadas nos JECs são: voleibol, futsal, basquete, handebol, futebol de campo, Karatê (Do Tradicional, Interestilos, Shotokan e Oficial), judô, atletismo, natação, xadrez e tênis de mesa.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346178/visualizar/