Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 04:51
Por: Leonencio Nossa

    Imprimir


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje decreto que homologa a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, uma área de cerca de 1,7 milhão de hectares, no norte de Roraima, habitada por 15 mil índios.

Diante de um embate de mais de 20 anos envolvendo lideranças indígenas, militares, políticos e fazendeiros e que ainda está longe de terminar, o governo decidiu manter a sede do município de Uiramutã, onde vivem 300 brancos, as estradas estaduais e federais e as instalações públicas, especialmente os postos do Exército.

A retirada de 16 grandes produtores gaúchos de arroz da área, que invadiram o território indígena após a primeira demarcação, ocorrida em 1998, ainda pode demorar um ano. O governo não apresentou o custo total das indenizações nem a fonte de recursos para pagar os invasores.

Em entrevista no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou o ato de homologar a reserva em tom de festa. A uma pergunta se a decisão do governo em alterar o texto da demarcação de 1998, tornando menos radical a homologação, era uma vitória de lideranças políticas de Roraima, o ministro respondeu que, ao contrário, foi uma vitória do Brasil e da luta indígena. "A decisão foi tomada com paciência e cuidado pelo presidente da República para atender a todos os interesses envolvidos ", disse.

Ele insistiu que a homologação foi de forma "contínua", apesar do decreto manter a sede de Uiramutã, considerada por indigenistas como "porta de entrada de invasores brancos" na reserva e local de venda de bebidas alcoólicas. "A área é contínua porque é contínua", disse o ministro.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346231/visualizar/