Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 21:05
Por: Duncan Martell

    Imprimir


O mercado mundial de computadores pessoais cresceu mais de 10 por cento no primeiro trimestre, impulsionado por forte expansão na Europa e vendas elevadas de notebooks, informaram empresas de pesquisa na sexta-feira.

As vendas globais de PCs cresceram 10,9 por cento, para 46,1 milhões de unidades no trimestre, cerca de 1 por cento acima do previsto, informou a IDC. A companhia rival de pesquisa, Gartner, divulgou aumento de 10,3 por cento, para 50,4 milhões de computadores.

As duas empresas publicaram números diferentes por causa de metodologias distintas usadas em seus levantamentos.

"Os resultados do primeiro trimestre demonstram que a demanda continua saudável", disse a analista Loren Loverde, da IDC, apesar do resultado fraco divulgado pela IBM no primeiro trimestre. Os números da gigante da informática geraram preocupações sobre os investimentos no mercado de tecnologia e derrubaram ações do setor.

Crescimento acima do esperado na Europa, Oriente Médio e África compensou uma queda nos Estados Unidos. De maneira global, o gasto corporativo com PCs foi menor que as expectativas, disse o analista Charles Smulders, do Gartner.

Para o analista Roger Kay, do IDC, a "desvalorização do dólar ajudou a criar um movimento de mercado, já que moedas mais fortes, como o euro, tornaram as compras denominadas em dólar mais atraentes".

Entretanto, assim como Smulders, Kay afirma que o panorama para o segundo semestre é incerto, pois os indicadores macroeconômicos continuam a ser nebulosos em sua maioria.

A Dell manteve a liderança mundial nas vendas de PCs no primeiro trimestre, expandindo sua presença com um crescimento de mais de 13 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, informou a IDC.



A Dell encerrou os primeiros três meses do ano com participação de 18,9 por cento do mercado mundial de PCs, alta em relação aos 18,5 por cento registrados no mesmo período de 2004, segundo a IDC. O Gartner registra a participação da fabricante em 16,9 por cento.

A HP, segunda maior fabricante mundial de PCs, teve um bom trimestre, com crescimento em linha com o mercado, informaram as duas empresas de pesquisa. A HP ficou com uma participação de 13,9 por cento, alta em relação aos 13,8 por cento de um ano atrás, divulgou o Gartner. Segundo a IDC, a HP encerrou o trimestre passado com 15,4 por cento de participação.

A IBM teve um "trimestre relativamente lento", com crescimento de 2 por cento na comparação ano a ano, disse a IDC. A companhia continua a terceira maior fabricante de computadores do mundo, com cerca de 5 por cento do mercado mundial.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346273/visualizar/